Banca de DEFESA: ANNE MANUELLE DOS SANTOS

DISCENTE: ANNE MANUELLE DOS SANTOS
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Google Meeting http://meet.google.com/nrj-pwqu-mys

TÍTULO: EFETIVIDADE DA AURICULOTERAPIA EM SINTOMAS DE ANSIEDADE NOS UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Auriculoterapia; Ansiedade; Estudantes de Ciências da Saúde; Metanálise.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Objetivo: Analisar a efetyividade da prática de auriculoterapia nos sintomas de ansiedade em estudantes universitários da área da saúde. Método: Trata-se de uma revisão sistemática de ensaio clinico com metanálise, conduzida de acordo com a diretriz Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). As buscas foram realizadas nas bases Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL), Cochrane Controlled Trials Register (Cochrane), U. S. National Library of Medicine (PubMed), base de dados que indexa artigos internacionais da American Psychological Association – APA (PsycINFO), Biblioteca Virtual em Saúde Américas Tradicional, Complemetary and Integrative Medicine (BVS TCIM), SCOPUS e Web of Science., além da literatura cinzenta. Os resultados da metanálise foram expressos como diferença de média padronizada (SMD), o risco de viés foi avaliado pelo “Cochrane Risk Of Bias Tool for randomized trials” e a qualidade de evidência pelo GRADE. A metanálise foi realizada no Review Manager. Resultado: Dos 961 artigos selecionados 7 estudos foram incluídos na metanálise. O tamanho geral da amostra foi de 325, sendo 103 estudantes para o grupo intervenção quando comparado ao placebo com 88, e 86 estudantes no grupo intervenção quando comparados aos 78 do grupo controle. Ao comparar o grupo intervenção com o grupo controle observou-se que a auriculoterapia tem um impacto significativo na redução de sintomas de ansiedade SMD= 0,63; IC 95% (0,94 - 0,31), não havendo heterogeneidade I2 0. Ao comparar o grupo intervenção com o placebo, o impacto do efeito da auriculoterapia também foi significativo na redução de sintomas SMD 0,85; IC 95% (1,21 - 0,49) a heterogeneidade foi de baixa a moderada I2 26%. A qualidade da evidência de ambos os grupos foi considerada moderada. Conclusão: A auriculoterapia apresenta-se como uma opção de prática terapêutica voltada para a melhora de sintomas de ansiedade em estudantes universitários da área da saúde. Embora este estudo comprove sua efetividade, ainda não está claro qual a melhor técnica de auriculoterapia na redução dos níveis de ansiedade, o que sugere novas pesquisas a fim de reforçar a sua força de recomendação e consolidar tal prática.

Presidente - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Interno - 2320427 - LEONARDO YUNG DOS SANTOS MACIEL
Externo ao Programa - 2027262 - ANNY GISELLY MILHOME DA COSTA FARRE

Notícia cadastrada em: 22/08/2022 10:23