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Banca de DEFESA: ANA PAULA ARAGÃO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA ARAGÃO SANTOS
DATA: 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO NO CONHECIMENTO E REDUÇÃO DE COMPLICAÇÕES SECUNDÁRIAS À LESÃO POR PRESSÃO: ESTUDO MULTIMÉTODOS
PALAVRAS-CHAVES: Lesão por pressão. Cuidados de enfermagem. Aplicativos móveis. Informática em enfermagem. Fator de risco.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica
RESUMO:

Introdução: os pacientes com lesão por pressão (LP) pré-existente ou adquirida no ambiente hospitalar necessitam da continuidade da assistência em domiciliar, a fim de promover a cicatrização e evitar complicações como infecção e cronificação da lesão. A utilização de recursos, como softwares educacionais que auxiliam na educação em saúde pode fortalecer ações de autocuidado e são conhecidos por serem eficientes na prevenção de complicações. Objetivo: analisar o impacto do uso de um software educativo na redução das complicações que comprometem a cicatrização da lesão por pressão em domicílio e na redução de reinternações. Método: estudo mix método com 4 fases sequenciais e interdependentes. Na fase 1, foi realizada a construção de uma revisão integrativa como base para informações educacionais disponibilizadas no software. A fase 2 consistiu na construção de um aplicativo educacional que foi intitulado “Minha Pele”. Após a finalização do protótipo foi realizada a fase 3, a validação da usabilidade com especialistas na área, através System Usability Scale, obtendo média final de validação de 74,93, classificado como excelente. Na fase 4, foi realizado um quase-experimento com pré e pós teste em único grupo, conduzido com os pacientes das unidades de internação clínica de dois hospitais do Estado de Sergipe. A coleta de dados aconteceu entre os meses de junho de 2021 e março de 2022, em que momento da alta, foi disponibilizado para os pacientes e ou cuidadores, o aplicativo educacional e realizado orientações quanto ao seu uso. Eram ainda avaliados quanto ao risco de dermatite, quanto ao conhecimento sobre prevenção de LP, avaliado a lesão pelo Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH) e realizada a estratificação de risco utilizando Braden. Os instrumentos de avaliação de conhecimento e evolução cicatricial foram reaplicados após 30 dias de uso do aplicativo. Resultados: participaram 78 pacientes do estudo, a média percentual de acerto no teste de conhecimento sobre prevenção de LP no pré-teste foi de 79,2% (DP ± 8,7) e no pós-teste 80,5% (DP ± 10,8). A evolução cicatricial segundo o PUSH (p-0,0000²) pré e pós teste apresentou significância. Quando avaliado o desfecho morte, a estratificação de risco segundo o Braden apresentou associação estatísticas significativa (p- 0,022). Conclusão: O uso do aplicativo educacional melhora a evolução da cicatrização, aumenta o conhecimento dos cuidadores sobre prevenção e se sobrepõe as barreiras de acessibilidades e acompanhamento, o que diminui o risco de complicações e consequentemente o risco de reinternações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARINE SANTANA FERREIRA MARQUES
Externo à Instituição - DANIELE MARTINS DE LIMA OLIVEIRA
Presidente - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS
Interno - 1120444 - JUSSIELY CUNHA OLIVEIRA
Interno - 3253450 - RITA DE CASSIA ALMEIDA VIEIRA

Notícia cadastrada em: 15/08/2022 13:20
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