Banca de DEFESA: YANDRA DIRCE NASCIMENTO DE CASTRO

DISCENTE: YANDRA DIRCE NASCIMENTO DE CASTRO
DATA: 01/08/2022
LOCAL: meet.google.com/ehh-uxmc-esc
TÍTULO: Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária À Saúde (APS) em Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Prática Avançada de Enfermagem; Enfermagem na Atenção Primária; Atenção Primária à Saúde; Saúde Pública; Papel do profissional de Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Os enfermeiros da estratégia de saúde da família atuam em diversas áreas de saúde, com distintos públicos, sempre buscando atender os princípios da individualidade da integralidade. No Brasil, os enfermeiros atuam ainda com as diferenças culturais, sociais, econômicas e físicas de cada local em que atuam, sendo este profissional visto como referência das famílias e comunidade nas unidades de saúde. As práticas avançadas em enfermagem são consideradas uma inovação mundial que visam a resolução das necessidades sociais, promovendo melhorias no acesso, na qualidade da assistência, proporcionando resolutividade nos problemas de saúde da população, principalmente no que condiz as doenças crônicas e promovendo autonomia para os enfermeiros. Objetivo: Compreender a atuação dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde em Sergipe. Materiais e Métodos: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, delineamento transversal e de natureza analítica, baseado no referencial teórico metodológico da dialética marxista, que busca a compreensão e análise dos dados através do referencial téorico marxista. Resultados: As atividades dos enfermeiros na atenção primária perpassam o âmbito do cuidado e envolvem necessidades sociais, relações e contextos políticos e ambientais. Para tanto os enfermeiros precisam dinamizar os seus atendimentos, atuando de forma a contribuir para aspectos amplos da sociedade. Diante disso, o materialismo histórico dialético reflete a busca por uma atuação que envolva os âmbitos sociais e que atue de forma a mútua contribuindo tanto para o aspecto laboral, quanto para o social. Conclusão: É notória a necessidade de prover maior autonomia à atuação dos enfermeiros da atenção primária, destacando a relevância da construção das práticas avançadas de enfermagem no Brasil para viabilizar maior acesso aos serviços de saúde e elevar a qualidade da assistência prestada pelos enfermeiros, promovendo maior resolutividade e autonomia nas atividades já desenvolvidas.

Externo ao Programa - 1738313 - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO FREITAS
Externo ao Programa - 2868684 - CLAUDIANE MAHL
Externo à Instituição - IELLEN DANTAS CAMPOS VERDES RODRIGUES
Interno - 2937474 - MARIA DO SOCORRO CLAUDINO BARREIRO