Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO THOMAZ OLIVEIRA FELIX

DISCENTE: PAULO THOMAZ OLIVEIRA FELIX
DATA: 28/07/2022
LOCAL: webconferência
TÍTULO: Perfil Epidemiológico e Análise Espacial dos Casos de Covid – 19 no município de Lagarto – SE
PALAVRAS-CHAVES: coronavírus; perfil de saúde; epidemiologia, prevenção em saúde, qualidade da assistência à saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Em dezembro de 2019 a China informou à Organização Mundial da Saúde – OMS, sobre um surto de uma nova doença com características de uma pneumonia, sendo denominada covid – 19 causada pela infecção do SARS-CoV-2. Para estimar a propagação e distribuição dessa doença é necessário considerar a heterogeneidade dos indicadores entre as diferentes regiões de saúde, pois esses indicadores variam de acordo com ações, rotinas, disponibilidade de recursos, estrutura do serviço de saúde, questões culturais e políticas. Conhecer como a pandemia está se distribuindo em diferentes regiões permite a compreensão de sua propagação e o desenvolvimento de estratégias através da análise do perfil de casos. Tem o objetivo de analisar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial dos casos de covid-19 no município de Lagarto\SE. Pesquisa ecológica-exploratória com abordagem quantitativa, sendo utilizados dados secundários, realizada em Lagarto – SE. Os bancos de dados utilizados foram o SIVEP – Gripe e os boletins epidemiológicos divulgados. Foram incluídos no estudo os casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG de covid-19 independente do critério diagnóstico. A coleta de dados foi de (Março/2020 e Março/2021). Inicialmente, os indivíduos foram distribuídos em dois grupos de acordo com o diagnóstico para coronavírus e as variáveis categóricas foram avaliadas pelo teste do Qui-Quadrado e regressão logística binária. Quanto aos mapas, utilizou-se o Sistema de Informações Geográficas – SIG, formando um banco de dados das variáveis, com as técnicas de geoprocessamento (Google Earth Pro®, ArcGis 10.1® e Qgis 2.0®). Os indivíduos estão distribuídos, principalmente, na faixa etária adulta (42,8 %) e idosa (51,5 %), residentes da zona urbana (64,4 %) e pardos (72,9 %). O estudo revelou no que se refere a casos positivos, uma população masculina, parda na idade média de 59,4 anos, residentes em sua maioria na zona urbana, com nível de escolaridade da 1ª a 5 ª série. Apresentando a diabetes, cardiopatias e obesidade como os fatores de riscos mais presentes no diagnóstico e desfecho para internação em UTI. Os pacientes mais admitidos em leitos de UTI foram do sexo masculino, pardo e idoso. Com relação aos óbitos e cura, o sexo masculino prevaleceu nas duas variáveis. E esse desfecho apresentou uma taxa de 78% de casos ignorados. A análise do perfil epidemiológico e a distribuição espacial dos casos de covid-19, possibilita a determinação de públicos mais vulneráveis, que torna este estudo relevante, possibilitando utilizar esses dados para embasar e direcionar de maneira mais eficaz as ações.

Presidente - 2937474 - MARIA DO SOCORRO CLAUDINO BARREIRO
Interno - 1256120 - CAÍQUE JORDAN NUNES RIBEIRO
Externo ao Programa - 1421210 - DAMIÃO DA CONCEIÇÃO ARAÚJO
Externo ao Programa - 1738313 - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO FREITAS