Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ARAGÃO SANTOS

DISCENTE: ANA PAULA ARAGÃO SANTOS
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Meet
TÍTULO: IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO NO CONHECIMENTO E NA REDUÇÃO DE COMPLICAÇÕES SECUNDÁRIAS À LESÃO POR PRESSÃO: ESTUDO MULTIMÉTODOS
PALAVRAS-CHAVES: Lesão por pressão. Cuidados de enfermagem. Aplicativos móveis. Informática em enfermagem. Fator de risco.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

Introdução: Os pacientes que desenvolveram LP no ambiente hospitalar ou em domicílio, necessitam da continuidade da assistência, a fim de manter os cuidados para cicatrização da lesão. A utilização de recursos educativos como softwares educacionais que auxiliam da educação em saúde para fortalecer o autocuidado proporciona uma base compreensiva que permeia o desenvolvimento do indivíduo e família nas ações de autocuidado e são conhecidos por serem eficientes na prevenção de complicações. Objetivo: Avaliar o impacto do uso de um software educativo na redução das complicações que comprometem a cicatrização da lesão por pressão e na redução do número de reinternações. Método: Trata-se de um estudo mix método com 4 fases sequenciais e interdependentes. Foi construído um aplicativo educacional para prevenção e auxílio no tratamento domiciliar de lesão por pressão. O aplicativo foi desenvolvido em um framework denominado flutter, versão 1.0 para Smartphone Android. Para análise da avaliação de usabilidade, foi calculado a pontuação total conforme indicação do System Usability Scale (SUS) com 10 juízes expert na área de estudo. Após validação, foi então realizado um quase-experimento com pré e pós teste em único grupo, conduzido com os pacientes das unidades de internação clínica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe e do Hospital de Urgência do Estado, ambos integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Aracaju. A coleta de dados aconteceu entre os meses de junho de 2021 e março de 2022. No momento da alta, foi disponibilizado para os pacientes e ou cuidadores, o aplicativo educacional e realizado orientações quanto ao seu uso. Eram ainda avaliados quanto ao risco de dermatite pelo Perineal Assentement Tool e quanto ao conhecimento sobre prevenção de LP. A avaliação da lesão no momento da alta foi realizada pelo Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH) e para avaliação do risco de desenvolvimento de LP utilizado a escala de Braden. Todos os instrumentos de avaliação foram reaplicados após 30 dias de acompanhamento e uso do aplicativo. As análises estatísticas foram realizadas no R, versão 4.0.4. Utilizou-se analise descritiva para caracterizar a amostra em estudo. Para a análise inferencial a aplicação do teste de Shapiro-Wilk. Para verificar a relação entre as variáveis categóricas foi utilizado o teste Qui-quadrado (χ2), quando a frequência observada foi menor que 5 utilizamos o teste Exato de Fisher. Considerou-se nível de significância de 5% (p < 0,050). Resultados: O protótipo desenvolvido foi intitulado “Minha Pele” e encontra-se registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) nº BR512021000922-3. A média final do protótipo foi de 74,93 (DP ± 10,50) classificado como excelente conforme instrumento SUS. Participaram 78 pacientes do estudo, a maioria apresentava apenas uma LP (84,6%) e quanto ao tipo da LP, 69 (88,5%) foram adquiridas e 9 (11,5%) pré-existente. Das LP pré-existentes, 5 (62,5%) tinham mais de 12 meses. Quando avaliados quanto ao conhecimento sobre prevenção no pré-teste, a média percentual de acerto foi de 79,2% (DP ± 8,7) e no pós-teste 80,5% (DP ± 10,8). A evolução cicatricial segundo o PUSH (p-0,0000²) pré e pós teste apresentou significância. A condição de acamado (p-0,026) e a disponibilidade de material (p- 0,029), a pontuação do Braden (p- 0,018) e o valor do Perineal Assessement Tool (p-0,010) também se associou à evolução cicatricial. Quando avaliado o desfecho morte, a estratificação de risco segundo o Braden apresentou associação estatísticas significativa (p- 0,022). Conclusão: O uso do aplicativo educacional pode melhorar a evolução cicatricial e favorecer conhecimento sobre prevenção, além de diminuir barreiras de acessibilidades. A estratificação de risco segundo o Braden é necessária para intervir de maneira eficaz e favorecer desfechos positivos.

Externo à Instituição - CARINE SANTANA FERREIRA MARQUES
Externo à Instituição - DANIELE MARTINS DE LIMA OLIVEIRA
Presidente - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS
Interno - 1120444 - JUSSIELY CUNHA OLIVEIRA