Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE MANUELLE DOS SANTOS

DISCENTE: ANNE MANUELLE DOS SANTOS
DATA: 13/07/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: EFETIVIDADE DA AURICULOTERAPIA NA REDUÇÃO DE ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Auriculoterapia; Ansiedade; Estudantes de Ciências da Saúde; Metanálise.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Objetivo: Estimar o efeito da prática de auriculoterapia na redução dos níveis de ansiedade entre os estudantesuniversitários dos cursos da área da saúde. Método: Trata-se de uma revisão sistemática de ensaio clinicorandomizado com metanálise, conduzida de acordo com a diretriz Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA). As buscas foram realizadas nas bases CINAHL, Cochrane, PubMed, PsycINFO, BVSTCIM, SCOPUS e Web of Science, além da literatura cinzenta. Os resultados da metanálise foram expressos comodiferença média padronizada (SMD), o risco de viés foi avaliado pelo “Cochrane Risk Of Bias Tool for randomizedtrials” e a qualidade de evidência pelo GRADE. A metanálise foi realizada no Review Manager. Resultado: Dos 961artigos selecionados 7 estudos foram incluídos na metanálise. O tamanho geral da amostra foi de 325, sendo 103estudantes para o grupo experimental quando comparado ao placebo com 88, e 86 estudantes no grupoexperimental quando comparados aos 78 do grupo controle. Ao comparar o grupo intervenção como o grupo controlefoi revelado que a terapia auricular tem um impacto significativo na redução de sintomas de ansiedade SMD= 0,63;IC 95% (0,94 - 0,31), não havendo heterogeneidade I 2 > 25% (0%). Ao comparar o grupo intervenção com o placeboo impacto do efeito da terapia auricular foi SMD 0,85; IC 95% (1,21 - 0,49) revelando uma moderadaheterogeneidade I 2 25% -75% (26%). A qualidade da evidência de ambos os grupos foi considerada em nívelmoderado. Conclusão: Esses achados inferem que a auriculoterapia pode ser utilizada como prática terapêuticapara a redução de níveis de ansiedade em estudantes universitários da área da saúde. É importante que ensaiosclínicos randomizados continuem sendo realizados a fim de reforçar a sua força de recomendação e consolidar talprática. No entanto, ainda não está claro qual a melhor técnica de auriculoterapia na redução dos níveis deansiedade o que sugere novas pesquisas a fim de indicar a melhor técnica a ser utilizada.

Presidente - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Interno - 2320427 - LEONARDO YUNG DOS SANTOS MACIEL
Externo ao Programa - 3891712 - TIAGO COSTA GOES
Externo à Instituição - DANIELA DALLEGRAVE