Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA SOARES ALVES NASCIMENTO
DATA: 16/08/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Miniauditório do CCBS
TÍTULO: Satisfação com a vida e sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários da área de saúde.
PALAVRAS-CHAVES: estudantes, saúde, satisfação, ansiedade e depressão
PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Psiquiátrica
RESUMO:
A experiência universitária representa um acontecimento significativo na vida do estudante pois, torna-se um momento de transição para a vida adulta, sujeito às mudanças culturais, novas expectativas, objetivos e preocupações. O estudante se depara com uma nova realidade e novas exigências, tais como mudanças no ritmo de vida, carga horária de estudos mais elevada, e muitas vezes o distanciamento geográfico da família, bem como a imposição de cobranças pela sociedade, instituição e pelo próprio indivíduo. Esses fatores podem provocar sentimentos como desapontamento, irritabilidade, preocupação e impaciência durante a graduação que podem levar ao desenvolvimento de transtornos. Diante dessa perspectiva, o objetivo deste estudo consiste em relacionar a satisfação com a vida à sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários da área de saúde. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. A população será composta por discentes dos oito cursos da área de saúde oferecidos no Campus de Lagarto. Para coleta de dados será utilizada um questionário de caracterização do perfil sociodemográfico e clínico e 01 instrumento contendo duas escalas: a Escala de Satisfação com a Vida (ESV), traduzida do inglês Satisfaction with Life Scale(SWLS) e a Escala de Depressão e Ansiedade Hospitalar (EHAD) . Compreender a relação de sintomas de ansiedade e depressão com satisfação com a vida em estudantes universitários pode auxiliar na elaboração de estratégias facilitadoras do desenvolvimento de reflexos nas ações de saúde destes futuros profissionais. Acredita-se que a partir deste diagnóstico teremos subsídio para o processo de resgate da concepção de saúde nesta população e fundamentar a importância de se oferecer possibilidades de intervenções terapêuticas utilizando de ferramentas públicas disponíveis a fim de promover uma melhor qualidade de vida dos estudantes universitários.