Banca de DEFESA: JOSIANE FERNANDES GOMES ANTUNES

DATA: 19/07/2018
LOCAL: Miniauditório do CCBS
TÍTULO: A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
PALAVRAS-CHAVES: comunicação; enfermeiro; estrategia saúde da família, atenção primaria à saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Objetivo geral: Analisar o processo de comunicação do enfermeiro com a equipe multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família. Materiais e Métodos: Estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em Unidades de Saúde da Família de Aracaju e constituído por oito enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família deste município. Para a escolha das Unidades de Saúde foi realizado sorteio aleatório e para escolha dos enfermeiros, entrevistas semiestruturadas. A técnica de coleta de dados utilizada foi a de grupo focal, realizada durante os meses de setembro e outubro/2017. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, sob a ótica da teoria da comunicação baseada em Berlo (2003). Em respeito ao que preceitua a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, o projeto foi enviado ao Comitê de Ética da Universidade Federal de Sergipe e aprovado sob o número da CAE 65729317.50000.5546 em 18/04/2017. Resultados: Evidenciou-se que a comunicação do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família é permeada por discursos voltados para os profissionais de saúde, gerentes e pacientes. Com relação à comunicação com a equipe multidisciplinar em saúde, é de caráter informativo e persuasivo, realizada principalmente de forma verbal, através de reuniões de equipe e pouco voltadas para o entendimento, relação e transformação do espaço organizacional. Considerações finais: Embora o enfermeiro busque uma comunicação pautada na compreensão e percepção da realidade, observa-se que existe a necessidade de um diálogo mais interativo a fim de promover um espaço mais participativo com a gestão, membros da equipe de saúde e pacientes. Isso é possível através de ações que promovam o apoio por parte da gestão ao enfermeiro, utilização de linguagem clara e escuta ativa com os pacientes e uma proximidade maior e diálogo com os membros da equipe de saúde.

Comunicação; Enfermeiro; Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde

Presidente - 2178493 - MARIA CLAUDIA TAVARES DE MATTOS
Interno - 6426549 - ANA CRISTINA FREIRE ABUD
Interno - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS