Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERA EUGENIA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: CICERA EUGENIA PEREIRA DA SILVA
DATA: 08/08/2016
LOCAL: Sala 01 da Didática 2, Térreo, Campus da Saúde da UFS
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS À INTERNAÇÃO HOSPITALAR EM ADULTO PORTADOR DE HIV/AIDS
PALAVRAS-CHAVES: HIV; 2. AIDS; 3. Internação; 4. Terapia Antirretroviral de Alta Atividade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana) configura -se, atualmente, como um relevante problema de saúde pública mundial, sendo responsável por uma das mais devastadoras pandemias da história. A pesquisa está embasada pela Resolução 466/2012, será encaminhado para apreciação do colegiado do Comitê de Ética em pesquisa da Instituição e a coleta dos dados só será iniciada após a aprovação do mesmo. O objetivo será analisar os fatores associados à internação hospitalar em adultos portadores de HIV/AIDS. A abordagem metodológica será constituída por um estudo transversal, quantitativo, descritivo e analítico. Realizar-se-á no Hospital Universitário em Aracaju/SE, no setor de internamento da infectologia. A população será composta por pessoas do sexo masculino e feminino maior ou igual a 13 anos, alfabetizados ou não; comprovadamente HIV positivo que estejam internados no Hospital Universitário de Aracaju no período de outubro de 2016 a agosto de 2017, residentes ou não no estado de Sergipe. A primeira etapa da coleta de dados será realizada por meio da seleção dos pacientes que se enquadrarem ao perfil de inclusão da pesquisa, anteriormente descrito. Todos os pacientes que forem admitidos no setor de infectologia para internação, no período referenciado anteriormente, serão convidados para participarem da pesquisa. Para aqueles que não apresentarem condições clínicas para responderem ao instrumento, poderá será respondido pelo seu responsável legal. Levando em consideração às condições descritas, caso aceitem participar do estudo, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Será aplicado um instrumento contendo variáveis acerca da situação sociodemográfica e econômica dos indivíduos acometidos por HIV-AIDS. Abordar-se-á os aspectos epidemiológicos e comportamentais dos pacientes, bem como, sua compreensão sobre o a importância do tratamento medicamentoso e surgimento de possíveis eventos adversos. Somado a esses aspectos, serão investigadas as dificuldades enfrentadas para realização da terapia e assiduidade às consultas agendadas.

Presidente - 1050204 - ALZIRA MARIA D AVILA NERY GUIMARAES
Externo ao Programa - 2333728 - FLAVIA JANOLIO COSTACURTA PINTO DA SILVA
Externo ao Programa - 1643234 - LIGIA MARA DOLCE DE LEMOS

Notícia cadastrada em: 05/08/2016 07:51