A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: LUCAS CARVALHO DA CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS CARVALHO DA CONCEIÇÃO
DATA: 23/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/zej-yxnn-kti?hs=122&authuser=0
TÍTULO: Abordagem da Termodinâmica a partir de Temas Sociocientíficos: Contribuição para o Aprimoramento da Capacidade Argumentativa de Estudantes do Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Avaliação da Aprendizagem; Temas Sociocientíficos; Toulmin; Ensino por Investigação
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Na Educação Básica, a abordagem de temas sociocientíficos auxilia na promoção de prática da argumentação dos alunos, repercutindo positivamente na formação plena desses. Enquanto os temas sociocientíficos envolvem questões relevantes da vida cotidiana e futura dos alunos, a prática argumentativa promove a externalização daquilo que foi aprendido por eles. A análise dos argumentos dos alunos nos auxilia no entendimento daquilo que é aprendido por eles ao longo da abordagem dos assuntos que compõem os componentes curriculares. Partindo desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo geral apresentar um produto educacional para professores de Física composto por atividades experimentais sobre temas sociocientíficos relacionados com efeito estufa e aquecimento global, com foco no ensino de termodinâmica. As atividades, em uma sequência de ensino investigativa (SEI), foram organizadas de modo a fomentar a prática de avaliação da aprendizagem por meio da análise das habilidades argumentativas de estudantes da Educação Básica. A SEI foi organizada de acordo com o ciclo investigativo proposto por Pedaste et al., que se constitui pelas fases de orientação, conceitualização, investigação, conclusão e discussão sobre o tema de interesse. A experimentação do produto foi realizada em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública, ao longo de seis aulas. O produto educacional contribuiu como ferramenta para a argumentação dos alunos acerca de efeito estufa e aquecimento global com aporte de conceitos de termodinâmica. No entanto, para que os estudantes possam argumentar de forma mais ampla é preciso fomentar a inserção de momentos de discussão nas atividades escolares e abordar mais rotineiramente temas sociocientíficos, proporcionando espaços de diálogo em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1368070 - MARCIA REGINA PEREIRA ATTIE
Externo à Instituição - MARCELO TADEU MOTOKANE

Notícia cadastrada em: 23/03/2022 20:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2023 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r18277-8067e35817