Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON VIEIRA BARBOSA LEÃO

DISCENTE: JACKSON VIEIRA BARBOSA LEÃO
DATA: 25/10/2021
LOCAL: On line
TÍTULO: Jovens Peritos: Atividades de gamificação para investigação de acidentes no Trânsito
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação, cinemática, ensino por investigação, Trânsito, Colisão
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

Este trabalho propõe utilizar as metodologias educacionais de gamificação e ensino por investigação para elucidar uma colisão fictícia entre veículos, a fim de colocar os estudantes no lugar de um perito forense, que analisa as imagens obtidas em câmeras de segurança e com isso faz o levantamento de provas que possam indicar a culpabilidade dos envolvidos. Durante a análise do material obtido, o estudante deve obter conhecimentos acerca de cinemática e através de elementos cotidianos (como câmeras, vídeos e fotos) desenvolver estratégias, em equipe para analisar as fotos, e dados repassados a cada equipe. Utilizando um material potencialmente significativo, o acidente em questão torna os alunos participantes da ação, descobrindo uma profissão que é bastante pautada no conhecimento científico, o perito. A cada ação correta, as equipes são premiadas com estrelas que lhes garantirão acessos as próximas etapas do jogo. Assemelhando-os a uma escada, o jogo avança aumentando a dificuldade, enquanto as equipes se aproximam de uma solução. Nesse processo, a investigação provoca que os discentes criem, discutam, testem e testem novamente suas próprias hipóteses durante o jogo. Ao final da investigação os estudantes devem apresentar um relatório informando a os métodos que eles utilizaram e comparar com as das outras equipes. Mas cada uma terá independência para indicar o culpado ou com base nas leis de trânsito vigentes no Brasil e dos dados obtidos. Assim enquanto internalizam os conceitos de velocidade, aceleração, posição e tempo o estudante aprenderá também sobre leis de trânsito e qual a influência da tecnologia na sociedade atual. Ajudando a desvendar crimes e solucionar problemas.

Presidente - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Interno - 1527983 - JHON FREDY MARTINEZ AVILA
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 21/10/2021 10:21