Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS CARVALHO DA CONCEIÇÃO
DATA: 17/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zhd-nros-tzc
TÍTULO: ABORDAGEM DA TERMODINÂMICA A PARTIR DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÃO PARA O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Avaliação da Aprendizagem; Temas Sociocientíficos; Toulmin; Ensino por Investigação
PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
A abordagem de temas sociocientíficos proporciona a discussão pautada no que é vivenciado pelo aluno. O uso da argumentação como ferramenta de análise do conhecimento dos alunos nos traz uma nova forma de entender aquilo que é aprendido por eles durante o desenvolvimento do conteúdo estudado. Durante a abordagem de temas científicos em sala de aula, o uso do modelo de análise de argumento proposto por Toulmin auxilia na verificação da estrutura e coerência dos argumentos apresentados pelos alunos, e isso proporciona para os docentes um caráter norteador do que se deve perceber na fala do estudante. A abordagem de temas sociocientíficos auxilia na promoção de prática da argumentação dos alunos e produz efeitos positivos na educação; pois, enquanto aquele desenvolve questões relevantes para a vida cotidiana e futura dos alunos, este fomenta a externalização daquilo que foi aprendido. A partir desta combinação, espera-se desenvolver o potencial cognitivo dos alunos por meio da argumentação e a análise dos temas propostos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar um produto educacional para professores de física que, além de propor atividades experimentais para o ensino de temas sociocientíficos, fomente a prática de avaliação da aprendizagem por meio da análise das habilidades argumentativas de estudantes da educação básica. Para isso, será desenvolvida uma sequência de ensino investigativa a partir de temas sociocientíficos, que fomentem a construção de argumentos por parte dos alunos, servindo de base para análise e discussão através do Método de Argumentação de Toulmin. Espera-se que o produto educacional resultante deste trabalho contribua para que os docentes percebam que a inserção de temas sociocientíficos, além de incentivar a prática argumentativa, produz debates relevantes em torno do ensino de ciências.