A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIALA PATRÍCIA CERQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAIALA PATRÍCIA CERQUEIRA
DATA: 08/11/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 23
TÍTULO: “CHAPA” QUENTE: ABORDAGEM DIDÁTICA POR PEER INSTRUCTION E JUST IN TIME TEACHER DOS IMPACTOS CAUSADOS NO COTIDIANO PELA INSCIÊNCIA DOS FENÔMENOS TÉRMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Física Térmica, Calor, Temperatura.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O ensino de física tem acontecido de forma bastante desconectada da realidade dos alunos em geral. A falta de conhecimento dos fenômenos térmicos e sua correlação com o cotidiano dificulta a aquisição correta das competências e habilidades na área da Física, bem como a resolução de situações-problemas simples do dia-a-dia. É comum nas escolas o desenvolvimento teórico-matemático destes tópicos tradicionais da grade curricular dos alunos do Ensino Médio. Apresentamos nesse trabalho a proposta de uma sequência didática baseada no Peer Instruction (Instrução pelos Colegas-IpC), associada ao JiTT (Ensino sob Medida-EsM), na qual abordaremos temas de Física Térmica, a saber Termologia e Termometria, em turmas para qual a grade curricular é sugerida. Como referencial teórico nos basearemos na Aprendizagem Sócio Interacionista de Vygotsky por entender que o desenvolvimento humano está vinculado ao contexto cultural no qual o indivíduo está inserido. Para o desenvolvimento das atividades utilizaremos a metodologia ativa de aprendizagem, onde o aluno torna-se responsável pelo processo de aprendizado, sendo não apenas um receptor de informações, e sim, sujeito autônomo e participativo. Dessa forma, os alunos terão acesso e serão estimulados a fazer uso e produção de conteúdos online como vídeo-aulas, experimentos caseiros, textos para discussão, assim como tarefas de leituras e testes conceituais, e tendo todo este material compondo, por fim, o produto final deste trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Presidente - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR

Notícia cadastrada em: 08/11/2018 10:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2023 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r18277-8067e35817