Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA MARIA SANTANA

DATA: 10/10/2023
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO LEITORA
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de leitura; Gamificação; Leitura; Textos narrativos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como a gamificação pode ser eficaz na melhoria da compreensão leitora de textos narrativos no ensino fundamental, ciclo II. Há evidências no contexto escolar, apontadas pelos resultados obtidos através de avaliações externas e internas, que o nível de compreensão leitora dos alunos não está atingindo o patamar desejado. Outro fator determinante para o trabalho significativo com a leitura está relacionado à defasagem de aprendizagem ocasionada no período da Pandemia de COVID instaurada no final de 2019, que impossibilitou uma intervenção mais direta e presencial do professor, potencializando os problemas de leitura nas escolas, que já eram muitos. Desse modo, a gamificação foi pensada para esta pesquisa com a finalidade de possibilitar um ambiente favorável ao envolvimento dos alunos nas atividades de leitura, em uma turma de 8º ano. A proposta educacional do referido trabalho, centra-se na elaboração de um itinerário composto por atividades de leitura desenvolvidas a partir da metodologia ativa de gamificação, o produto pedagógico corresponde a uma proposta didática denominada de Itinerário Gamificado de Leitura – IGL. Com efeito, pretende-se contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, no tocante à formação leitora dos alunos, possibilitando o protagonismo dos discentes por meio da promoção da prática de leitura gamificada. O referencial teórico da pesquisa embasou-se, principalmente, nas concepções de leitura e de compreensão textual de Solé (1998), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), de Leffa (1996), entre outros. A metodologia de pesquisa reúne pressupostos da pesquisa-ação para auxiliar na possível solução de um problema e da autoetnografia como um método de posicionamento auto-reflexivo sobre a atribuição dupla de pesquisadora e sujeito da pesquisa como fonte de dados e de conhecimento para fundamentar a investigação e a prática docente.

Presidente - 033.879.514-69 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - CLAUDIA MARTINS MOREIRA
Externo à Instituição - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL

Notícia cadastrada em: 10/10/2023 09:45