Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA ANDRADE SANTOS

DATA: 28/09/2023
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO LETRAMENTO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Formação, Leitor literário, Contos de Fadas, Letramento Digital.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este texto de qualificação é parte do projeto de intervenção em construção durante a pesquisa de Mestrado e está intitulado como: Formação do Leitor Literário a partir do Letramento Digital. Esse projeto de intervenção didática será aplicado numa escola pública municipal situada no município de Sítio do Quinto - BA, precisamente numa turma do sétimo ano do Fundamental II. Neste sentido, o objetivo geral é executar em sala de aula os letramentos digitais exigidos no mundo globalizado, expandindo o potencial leitor dos educandos através dos textos Contos de Fadas. Para tanto, os objetivos específicos são: discutir a importância dos letramentos para a formação do leitor do ensino fundamental; propor o uso das tecnologias digitais da informação da comunicação (TDIC), como ferramenta complementar da formação do leitor literário; e promover atividades de leitura literária, experenciando o letramento literário por meio dos Contos de Fadas. Outrossim, a base teórica enfatiza a leitura literária bem como textos que incorporam os letramentos digitais: Freitas (2010) e Rojo (2012, 2019); na perspectiva da formação do leitor exploraremos as abordagens de letramento literário de Rildo Cosson (2016, 2020, 2023), e da abordagem social-identitárias de Carlos Magno Gomes (2012, 2019), entre outros. Metodologicamente, a partir da Proposta de Intervenção: oficinas de leitura de contos de fadas pelos letramentos literário e digital, espera-se que os alunos elevem seu repertório literário e reflitam sobre as problemáticas sociais vigentes. Diante desse panorama, é perceptível a importância da inserção das tecnologias digitais no cotidiano escolar, pois estamos inseridos em um contexto totalmente diferenciado e o aluno necessita de métodos mais atrativos para aprender, métodos realmente condizentes com o seu tempo. De tal modo, compreende-se a relevância dos aparatos tecnológicos na perspectiva dos Letramentos Literários e Digitais diante das práticas de ensino, visto que as escolas devem preparar-se para esta nova era da sociedade do conhecimento.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 033.879.514-69 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JOCELAINE OLIVEIRA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 14/09/2023 09:00