Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA ELIAS DE JESUS COSTA

DATA: 25/09/2023
LOCAL: on-line
TÍTULO: MOITA BONITA, 60 ANOS: UM PROJETO FOTO-LÍRICO
PALAVRAS-CHAVES: Fotopoema. Leitura e escrita. Letramento lírico. Data celebrativa. Consciência cidadã.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O fotopoema é um gênero novo, híbrido que une duas artes: literatura e fotografia. Ele vem sendo trabalhado no contexto escolar para que se ampliem os conhecimentos acerca dessa forma poética, além de ajudar no incentivo à leitura e à produção de textos/poemas e também auxiliar na questão sentimental dos educandos da nossa contemporaneidade. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica destinada a alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, advindos de um colégio público da rede estadual de ensino da cidade de Moita Bonita – SE. Em linhas gerais, a prática criada envolve atividades que objetivam a leitura, a compreensão e a elaboração de fotopoemas, utilizando a temática dos 60 anos de emancipação política do município supracitado. Como respaldo teórico, utilizaram-se Ramalho (2014, 2020, 2021); Oliveira (2018); Cosson (2006); Zilberman (2009); Oliveira (2021); Menezes de Lima (2013), Ouro (2021), Pereira de Lima (2014); Oliveira (2022) e Bailey (2012). Para a concretização dessa proposta metodológica, elaborou-se uma sequência de ações a serem executadas: conversa prévia com os discentes acerca da temática selecionada, discussão e elaboração de perguntas a serem feitas durante uma palestra com a professora de História e Secretária Municipal de Educação de Moita Bonita; debate e discussão sobre a palestra; tour pelos principais pontos da cidade para realização de fotografias a serem feitas pelos alunos; oficinas sobre fotopoesia e trabalho de leitura crítica a partir de antologia de poemas curtos; elaboração de fotopoemas a partir dos registros feitos no passeio pela terra natal, para que, enfim, se faça uma homenagem à cidade pela data celebrativa, instigando a consciência cidadã e também aprimorando os níveis de letramento dos alunos, sobretudo o lírico.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - RAIFF MAGNO BARBOSA PEREIRA

Notícia cadastrada em: 12/09/2023 13:55