Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA NUNES DA SILVA MORAIS
DATA: 27/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: vídeoconferência
TÍTULO: PERCEPÇÃO E ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Percepção e atitudes linguísticas. Preconceito linguístico. Fala.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia
RESUMO:
Neste trabalho foi desenvolvido um estudo sobre Percepção e Atitudes Linguísticas de alunos da EJAEF 1ª Etapa de uma escola pública estadual situada no município de Areia Branca-SE. Os julgamentos sobre as variedades linguísticas existentes em nosso país podem culminar em preconceito linguístico e acarretar consequências negativas na vida das pessoas. Assim sendo, objetivamos investigar a Percepção e Atitudes Linguísticas dos sujeitos envolvidos na pesquisa diante do uso da fala deles. O produto educacional consiste na criação de um jogo nomeado “Trilha da Fala Real”, que contém uma trilha a ser percorrida com obstáculos, bonificação, cartas com perguntas e respostas sobre Percepção e Atitudes Linguísticas. Desse modo, compreende-se a relevância deste estudo, bem como o produto educacional, para o tratamento da Percepção e Atitudes Linguísticas de forma lúdica, auxiliando o professor a trabalhar questões relativas à língua e ao preconceito linguístico sob uma nova perspectiva de ensino. Dentre os autores em que se buscou suporte para fundamentar esta pesquisa estão: Bagno (2001, 2014) com estudos sobre variedade linguística, Bortoni-Ricardo (2004, 2014), com a sociolinguística educacional, Eckert (2005, 2012), Faraco (2008) e Labov (2008). O trabalho está baseado no pressuposto metodológico da Pesquisa Autoetnográfica, que é uma forma de pesquisa qualitativa que envolve a exploração e a reflexão sobre a experiência pessoal do pesquisador como fonte de dados e conhecimento, conforme aponta Santos (2017). A coleta de dados se deu a partir da aplicação de uma atividade que contemplava a visão dos sujeitos envolvidos acerca da sua Percepção e Atitudes Linguísticas.