Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENY LOPES DE OLIVEIRA

DISCENTE: VALDENY LOPES DE OLIVEIRA
DATA: 17/08/2023
LOCAL: Via Google meet
TÍTULO: VOZES LITERAFRO-BRASILEIRA: PROMOVENDO A IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Leitura subjetiva. Letramento literário. Identidade. Literatura afro-brasileira.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este projeto, intitulado “Vozes literafro-brasileira: promovendo a identidade e diversidade na escola” objetiva contribuir para o letramento literário e formação crítica do educando do Ensino Fundamental II, a partir de contos das escritoras afro-brasileiras, Cristiane Sobral (2014) e Mirian Alves (2021), que trazem a discussão de temas relacionados à condição humana de uma parcela da sociedade, a exemplo do racismo em diversos espaços, inclusive na escola. Além de se valer do texto literário com foco na leitura subjetiva para desenvolver uma reflexão/ação na construção de ações afirmativas na educação antirracista e identitária. Nesse sentido, pretende-se desenvolver um caderno pedagógico como recurso educacional que possibilite potencializar a prática do letramento literário e a efetivação da lei 10.639/03, que ainda é tão pouco discutida nas escolas da educação básica. Sendo assim, fundamentam teoricamente o primeiro capítulo deste trabalho os estudos realizados sobre leitura e leitura literária, a Base Nacional Comum-BNCC (2018); Soares (2006); Cosson (2014), Kleiman (1995); Colomer (2003); Cândido (2004); Rouxel (2013); dentre outros. No segundo capítulo voltado para a literatura afro-brasileira, Munanga (2012); Duarte (2022); Cuti (2010); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Lei 10.639/03; entre outros. No último capítulo, considera-se os procedimentos e instrumentos metodológicos, de pesquisa-ação, e elaboração da sequência didática, baseada no método da sequência básica de Cosson (2014), como: motivação, introdução, leitura e interpretação. As oficinas literárias serão realizadas em uma escola pública municipal na cidade de Euclides da Cunha - Bahia, numa turma do 9º ano do ensino fundamental II. Espera-se que as experiências com a leitura literária afro-brasileira desenvolvidas neste trabalho motivem os estudantes a compartilhar o aprendizado com outros alunos da escola.

Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA BERENICE DA CRUZ

Notícia cadastrada em: 10/07/2023 15:33