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Banca de DEFESA: KEZIAH CONCEICAO ALMEIDA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEZIAH CONCEICAO ALMEIDA SANTOS
DATA: 26/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO: A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Concordância verbal. Variação linguística. Ensino.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar os casos de variação na
concordância verbal de primeira pessoa do plural na escrita de alunos do ensino fundamental
com vistas a desenvolver um produto educacional que permita que o aluno compreenda e
reconheça a variação linguística como um fenômeno natural da língua, desfazendo
preconceitos linguísticos, bem como discuta sobre o papel socialmente valorizado das
variedades de prestígio. Para atingirmos esse objetivo, adotamos os pressupostos teórico-
metodológicos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008), que concebe a
língua enquanto sistema vivo, heterogêneo, variável, em constante mudança, que pode ser
observado, descrito e analisado em seu contexto social, em situações reais de uso. Desse
modo, seguindo os critérios da metodologia da sociolinguística laboviana, delimitamos a
variável dependente, a regra de concordância verbal, e as seguintes variáveis independentes:
presença ou ausência do sujeito, concordância verbal, saliência fônica (linguísticas); e, a
quantidade de livros lidos por ano, a escolaridade da mãe e o sexo dos participantes (sociais).
O corpus da pesquisa foi constituído por meio de 30 relatos pessoais produzidos pelos alunos
de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de
Pedrinhas/Se. Como resultado do estudo, obtivemos, num total de 247 dados analisados pelo
programa Goldvarb X, 141 ocorrências com uso do pronome nós, que representa 57,1% e 106
ocorrências com uso do pronome a gente, que contabiliza 42,9%, revelando uma disputa entre
essas duas variantes, sendo essa variação influenciada por fatores linguísticos e
extralinguísticos. Esses resultados nos permitiram produzir um produto educacional intitulado
‘Caderno Pedagógico: concordância verbal e variação linguística’, com atividades voltadas
para a ampliação do repertório linguístico-cultural dos estudantes, permitindo-lhes o estudo
dessas variações linguísticas em situações reais de uso. Espera-se que as estratégias
metodológicas, propostas no produto educacional, possam subsidiar os professores de língua
portuguesa no trabalho com a variação linguística, particularmente, a variação de
concordância verbal da 1ª pessoa do plural.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CEZAR ALEXANDRE NERI SANTOS
Presidente - 033.879.514-69 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ELYNE GISELLE DE SANTANA LIMA AGUIAR VITÓRIO

Notícia cadastrada em: 10/07/2023 15:25
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