Banca de DEFESA: LUCIMEIRY DA SILVA SANTOS

DISCENTE: LUCIMEIRY DA SILVA SANTOS
DATA: 16/06/2023
LOCAL: on-line
TÍTULO: FOTOPOESIA EM SALA DE AULA: Da leitura à produção do gênero por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: leitura, poesia e poema, fotografia e fotopoesia
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, redigido no formato de uma dissertação, apresenta uma proposta prática de intervenção para a formação de leitores de textos poéticos relacionados a fotografias, a partir de um caderno de leitura que traz oficinas destinadas aos alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Alagoas, situada no município de Piranhas. Através da leitura dos textos poéticos e das imagens, que se encontram no caderno de leitura, os alunos buscarão, a partir de suas realidades, de seus conhecimentos de mundo e das discussões em sala de aula, construir fotopoemas estabelecendo relações diversas com a literatura. De forma didática, a proposta se dividiu em duas partes: uma teórica e outra prática. A proposta desenvolvida está respaldada pelas abordagens teóricas de Rildon Cosson, que, a partir da sequência básica, levanta questões que possibilitam o trabalho com pré-leitura, introdução e leitura e pós–leitura, construindo sentido ao texto e formando o leitor literário; por Christina Ramalho e suas reflexões acerca da fotopoesia como instrumento didático que auxilia o letramento lírico, numa perspectiva híbrida e promovendo criação e reflexão; por Anne Rouxel, que mostra que o leitor é fundamental para dar vida e significado ao texto; por Carlos Gomes, que mostra a importância do letramento literário na formação do sujeito leitor e a importância dos contextos indentitários; por Helder Pinheiro, que valoriza as características e particularidades da poesia em sala de aula como uma atividade significativa e usual; e por Octavio Paz e sua concepção de poesia e poema. Para a realização dessa proposta metodológica, também foram utilizadas práticas que contemplam o uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC’S) como incentivo e meio de interação das linguagens, a partir dos conceitos e concepções de Gilberto Luiz Lima Barral e de Roxane Rojo; do uso do celular em sala de aula e da perspectiva dos multiletramentos. Como corpus literário para o desenvolvimento dessa proposta foram utilizados textos poéticos de vários autores e imagens. O caráter da pesquisa é o da pesquisa-ação, na perspectiva de elevar proficiência da leitura e formar o leitor literário, finalizando o trabalho com criação de fotopoemas.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - Anélia Montechiari Pietrani

Notícia cadastrada em: 29/05/2023 16:33