Banca de DEFESA: ROBSON DA SILVA GOIS

DISCENTE: ROBSON DA SILVA GOIS
DATA: 12/05/2023
LOCAL: De forma remota
TÍTULO: CADERNO PEDAGÓGICO: EMPREGO DE VERBOS NA NORMA-PADRÃO PARA MELHORAR A ESCRITA FORMAL.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino, Gramática, Norma-padrão, Verbo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este estudo buscou aprofundar-se nas orientações metodológicas dos documentos oficiais com as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, PCNs de Língua Portuguesa e BNCC, mais de perto, ensino gramatical com foco no verbo. Visto que o enfoque da disciplina é formar para os diversos usos da língua e para a participação na sociedade de forma crítica e criativa. O objetivo geral desse trabalho é tentar corrigir e diminuir os casos de inadequações no uso das formas verbais dentro da norma-padrão, variedade da língua usada oficialmente e ensinada na escola. Para isso, foi elaborado um objeto de aprendizagem como proposta de intervenção, um Caderno Pedagógico. Tendo como objetivos específicos estimular os alunos a desenvolverem estratégias próprias para conceituar o verbo, considerando as noções de ação e movimento, expandindo o conhecimento a respeito do emprego adequado da escrita dos verbos; contextualizar situações de comunicação oral e escrita, adequando a linguagem ao contexto. A metodologia aplicada prioriza a perspectiva da pesquisa-ação, já que tem a investigação, a ação e a formação como principais alvos, com a qual procura-se perceber o problema para que se busque uma solução – ou pelo menos, maior conscientização sobre suas origens e possíveis soluções na tentativa de uma transformação da realidade encontrada. O planejamento dos passos da pesquisa-ação se dá de forma cíclica, partindo de uma fase inicial de “diagnóstico”, seguida de uma fase “ação”, uma fase de “avaliação” e uma nova “ação”, construída a partir da reflexão feita sobre as fases anteriores. Neste tipo de pesquisa, o pesquisador assume a responsabilidade não apenas de assistir os atores envolvidos através da geração de conhecimento, mas também de aplicação deste conhecimento (MACKE In GODOI, BANDEIRADE-MELO e SILVA, 2006; MATHIASSEN, 2002 apud LINDGREN et al.). O alvo do trabalho foram alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Moita Bonita/SE. Os aportes teóricos constituíram-se de autores que discutem a temática do ensino e aprendizagem da gramática com recorte no ensino dos verbos em sala de aula. Travaglia (1996) apresenta aspectos da gramática da língua a que o ensino não tem dado a devida atenção e afirma que um campo interessante para gramática reflexiva em torno da semântica e pragmática dos recursos linguísticos é o emprego dos tempos e modos verbais. Partindo delas, o professor pode atingir um resultado mais satisfatório, porque está contextualizando a gramática e, dessa forma, conduzindo o educando a refletir sobre a própria língua e ampliar sua capacidade linguística. Os resultados das pesquisas têm contribuído para a compreensão de questões educacionais diversas, mobilizando mudanças na prática escolar e novos posicionamentos entre os profissionais da educação. A expectativa é que as ponderações e socializações aqui, provoquem novas reflexões com vistas à melhoria do trabalho pedagógico no ensino da gramática para efetivação da escrita apropriada em diferentes contextos de comunicação no ambiente escolar e fora dele, de forma mais eficiente, eficaz e prazerosa para todos os envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 2506161 - ELAINE CRISTINA SILVA SANTOS
Interno - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN

Notícia cadastrada em: 09/05/2023 14:55