Banca de DEFESA: RICARDO ARAUJO ALMEIDA SANTANA

DATA: 06/04/2023
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO: CADERNO DE LEITURA DE CONTOS DE SUSPENSE DE LYGIA FAGUNDES TELLES
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária, conto de suspense, violência contra a mulher, Lygia Fagundes Telles.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

A presente dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre os desafios da leitura literária e as dificuldades no processo de letramento dos discentes do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Cícero Dantas, Bahia, entre os anos pandêmicos (2019-2022). Como produto final, organizaremos um caderno de contos, contendo oficinas de leitura literária, a partir de contos de suspense de Lygia Fagundes Telles, levando em conta as contribuições dos estudos da recepção e do letramento literário. Metodologicamente, as oficinas exploram diferentes conceitos de leitura como leitura subjetiva, de Annie Rouxel, que propõe uma ruptura com o tradicional para que o aluno construa laços entre a literatura e a vida; leitura cultural, de Carlos Gomes, que trata o texto literário não apenas como objeto estético, mas em suas representações culturais e identitárias; e levando em conta as reflexões de Rildo Cosson sobre a abordagem socio-identitária da leitura literária, em que a leitura nunca é um ato solitário e sim uma comunhão entre o texto e os sentidos do mundo. O trabalho está dividido em três partes principais, na primeira se concentra a fundamentação teórica, em que se teoriza sobre os principais conceitos de leitura literária e letramento utilizados na pesquisa e o percurso metodológico seguido, um breve histórico sobre o gênero conto e as reações da literatura as questões de gêneros; na segunda expõe-se a proposta de intervenção e a reorganização das oficinas; na terceira parte demonstra-se, a descrição da análise de dados das atividade que foram testadas com a turma. Nas oficinas foram trabalhados os contos “As formigas”, “Helga” e “Venha ver o pôr do sol”, respectivamente seguindo a estrutura de Pré-Leitura, Leitura e Pós-Leitura, em que serão observados aspectos subjetivos, horizontes de expectativas, as características do gênero conto de suspense e temáticas sobre a violência de gênero. A seguir, com auxílio das metodologias propostas e as fundamentações teóricas presentes nas referências utilizadas neste estudo, deseja-se retornar o foco às leituras dos textos literários, e que as leituras sejam vivenciadas pelos discentes, na perspectiva que as leituras contribuam na sua transformação pessoal e social.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA BERENICE DA CRUZ
Externo à Instituição - MIRIAN HISAE YAEGASHI ZAPPON