Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEZIAH CONCEICAO ALMEIDA SANTOS
DATA: 18/08/2022
HORA: 09:30
LOCAL: on-line
TÍTULO: A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino, escrita, variação, concordância verbal.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:
A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar os casos de variação na concordância verbal de primeira pessoa do plural na escrita dos alunos do ensino fundamental com vistas a desenvolver um produto pedagógico para diminuir tais ocorrências. Para atingirmos esse objetivo , adotou-se com fundamentação teórica a perspectiva da Teoria da Variação e da MudançaLinguística com Weinreich, Herzog E Labov (1968) e os estudos variacionistas de Bortoni-Ricardo (1985), Zilles, Maya e Silva (2000), Coello (2006) e Cardoso (2015). A metodologia utilizada baseia-se nos princípios da pesquisa-ação em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública nomunicípio de Pedrinhas/Se por meio da análise de produções escritas dos alunos.Espera-se que esta pesquisa contribua para que o professor desperte no aluno não só ointeresse em aprender mais sobre a língua que fala e escreve, como também aconscientização de que a língua é importante e essencial em todas as suas dimensões. É a partir deste conhecimento construído na sala de aula que o aluno terá a visão do usoadequado da língua, tão necessário para o desenvolvimento de sua competênciacomunicativa, além de conhecer as variantes da concordância verbal utilizadas pelospróprios estudantes da cidade, apontando novas formas de tratamento da variaçãolinguística no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.