Banca de DEFESA: NEILTON FALCÃO DE MELO

DISCENTE: NEILTON FALCÃO DE MELO
DATA: 26/10/2016
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe - Campus Itabaiana
TÍTULO: O INFOGRÁFICO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros Textuais. Multimodalidade. Infográfico. Gramática do Design Visual. Objeto Digital de Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho de pesquisa partiu das perspectivas de gêneros como ação social em Miller (1994) e Bazerman (2011), discursivo-semiótica em Kress e Leeuwen (1996), e objetivou desenvolver letramento a partir da linguagem verbo-visual com alunos do 8º ano do ensino fundamental, tendo como campo empírico um colégio estadual no município de Umbaúba - SE. A pesquisa está fundamentada a partir da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), a qual defende que os elementos visuais são imbuídos de sentido e a imagem tem uma arquitetura própria e significante. Como aporte teórico, foram utilizados também os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010, 2012), Dionisio (2011), Soares (2012), Rojo (2012), Koch (2012), dentre outros. Como proposta de intervenção pedagógica foi elaborado um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) a partir de infográficos da revista Superinteressante. Comprovou-se no final da pesquisa que os recursos digitais possibilitam maior exploração na transmissão de conhecimentos, interação dos alunos na prática da leitura e aprendizagem dinâmica e significativa.

Presidente - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Externo à Instituição - SÔNIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO

Notícia cadastrada em: 27/09/2016 14:16