Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA SILVA FONTES
DATA: 22/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Pesquisa em Letras - Bloco A
TÍTULO: OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR: O HIPERTEXTO NUMA RELEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DA LITERATURA SERGIPANA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: : Multiletramento, leitura, literatura sergipana, prática social, hipertexto.
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
O trabalho em questão discute a respeito da leitura e de seus novos contextos de veiculação e produção, bem como da contribuição do letramento digital para a construção de sentidos no texto literário pelos alunos do 9o ano do ensino fundamental.
Além disso, visa desenvolver estratégias para o aprimoramento da competência leitora e de compreensão crítica a partir da leitura e análise de textos da literatura sergipana, de modo a valorizar a identidade linguística, bem como os aspectos socioculturais da região e, assim, tornar clara a importância do ato de ler na expressão do pensamento, para a interação social e para a formação cidadã. Para desenvolver essas estratégias, a utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Conhecimento) é bem vinda por auxiliar a análise dos excertos das obras e a produção de hipertextos, através dos hiperlinks, sempre valorizando o processo criativo do aluno e constatando seu posicionamento crítico/compreensivo frente ao texto. Espera-se, com esse trabalho, que os alunos consigam atingir um desenvolvimento satisfatório de leitura enquanto prática social, percebendo sua funcionalidade a partir das marcas linguísticas que se evidenciam no texto e em suas entrelinhas. Além disso, que possibilite a educadores, novas perspectivas de ensino apoiados nas novas tecnologias como forma de motivação à prática pedagógica, de ampliação de olhar para as novas formas de letramento, na qual o aluno e seu contexto sócio histórico sejam peças fundamentais de ação e que, assim, possa trazer ressignificações ao texto em seu uso social.