Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: SUZANA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 13/12/2022
LOCAL: On-line
TÍTULO: RRGT: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros Textuais, retextualização, gameficação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Os gêneros são formas verbais escritas e orais que resultam de enunciados produzidos na/pela sociedade. São textos encontrados na vida diária, dotados de padrões característicos. Neste relatório de qualificação de trabalho de conclusão final (TCF), o objetivo foi apresentar um jogo para o ensino de gêneros textuais, intitulado RRGT (Roleta da Retextualização dos Gêneros Textuais). A composição do jogo foi criada a partir de trabalhos de relatos de vida de alunos do sexto ano do ensino fundamental da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. Ao responder à questão: “Por que você não conseguiu estudar anteriormente?”, os alunos construíram pequenos relatos que foram transformados em cards. Em seguida, pensando no uso de suas próprias experiências, os alunos fizeram algumas atividades de retextualização (DELL’ISOLA, 2007) envolvendo gêneros variados na vertente do Letramento Social (STREET, 2014), objetivando, dessa forma, desenvolver habilidades de uso da leitura, escrita e oralidade de suas práticas sociais circunscritas. Essa experiência foi transformada em um jogo de roleta com possibilidade de replicação para que os professores tenham à disposição um instrumento lúdico para as atividades que envolvam a (re)construção de gêneros textuais na escola (AZEVEDO; MARENGO, 2022). Acredita-se que esse material pedagógico, focado no uso sócio-interativo da língua associado aos gêneros textuais, os quais são entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa (MARCUSCHI, 2010), contribui para a construção de um cenário de práticas pedagógicas para o trabalho com textos, visto que "é impossível se comunicar verbalmente a não ser por um gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por um texto" (MARCUSCHI, 2010, p.22).

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 2708694 - MARIA APARECIDA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - FABRICIO PAIVA MOTA

Notícia cadastrada em: 04/12/2022 22:47