Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIA SANTOS MELO

DISCENTE: FÁBIA SANTOS MELO
DATA: 26/09/2022
LOCAL: meet.google.com/hut-hdri-vua
TÍTULO: Estratégias de persuasão em contos de humor: instrumento para desenvolver a compreensão leitora e a produção textual
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Ensino de Língua Portuguesa; Estratégias Argumentativas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa trata do ensino da argumentação, a partir de uma perspectiva discursiva, como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo do projeto é elaborar uma proposta de ensino, por meio da utilização do gênero conto de humor, para ampliar a capacidade argumentativa dos estudantes em situação de interação. Esta proposta decorre do fato de grande parte dos discentes matriculados na escola em que esta pesquisa se desenvolve concluírem o ensino fundamental sem a consolidação de capacidades variadas. Assim, buscou-se pensar um projeto de ensino que possa contribuir para a ampliação das capacidades argumentativas dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa que direciona este trabalho é: quais estratégias argumentativas, voltadas à produção escrita de contos de humor, se fazem mais adequadas ao desenvolvimento de capacidades argumentativas em discursos produzidos dos estudantes do nono ano do ensino fundamental? Para obter respostas para essa questão, a pesquisa foi planejada como uma pesquisa de intervenção, de natureza qualitativa, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho privilegiado em investigações dessa natureza. O produto desta pesquisa profissional é constituído de um conjunto de hiperconto, produzidos pelos estudantes, após participarem de quatro módulos didáticos compostos por oficinas de leitura, compreensão e produção de texto, voltados ao gênero discursivo em estudo. O referencial teórico fundamenta-se, sobretudo, nos estudos sobre argumentação e retórica de Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005); Ruth Amossy (2010/ 2011); Koch (2011/2013), Abreu (2012) e Fiorin (2014/2015); Bakhtin (2003/2016) com relação aos gêneros discursivos; Rojo (2012) em relação à inclusão dos multiletramentos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, espera-se que este produto didático contribua para amenizar as dificuldades que estudantes que estão concluindo um segmento de ensino e colabore com o aprimoramento da argumentação discente em situações reais de uso da língua. Também se almeja contribuir com a melhoria das práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa que estejam inseridos em situação escolar similar às descritas neste trabalho.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO FERREIRA

Notícia cadastrada em: 26/09/2022 10:23