Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA DORIA ARAGÃO

DISCENTE: ANDREIA DORIA ARAGÃO
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Produzindo textos a partir do gênero relato pessoal
PALAVRAS-CHAVES: produção escrita; sequência de atividades; relato pessoal.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O ensino da expressão escrita na escola tem passado por grandes dificuldades para sua realização. Uma delas é o desinteresse dos alunos, no que diz respeito a proposta de produção textual, quando ela é apresentada pelo professor na sala de aula. Esta situação angustia os profissionais da área de letras em muitas unidades de ensino inclusive aos educadores da Escola Municipal Doutor Lourival Baptista onde será aplicada nossa pesquisa com o objetivo de incentivar os discentes do 6° ano C, turma com alto grau de dificuldade para ler e escrever, a produzirem textos a partir do gênero relato pessoal. Os aportes teóricos foram selecionados e estudados para nos permitir sistematizar uma sequência de atividades que nos possibilitem alcançarmos este fim. Para isto estruturamos nossa metodologia na sequência instrutiva de Schneuwly e Dolz, pois este modelo contém uma seção de abertura, com a apresentação da situação de estudo, na qual é descrita de maneira detalhada, a tarefa de exposição oral ou escrita que os alunos deverão realizar. A partir disso pretendemos reunir nossas propostas didáticas em um caderno pedagógico para que outros professores possam usá-lo como instrumento de apoio em suas práticas de ensino. Nele descreveremos o passo a passo contendo a metodologia que utilizaremos na pesquisa-ação, como por exemplo, texto motivador, exploração das ideias dos alunos, processo de composição dos textos e análise final. Na análise final avaliaremos se a proposta de querer despertar o interesse dos alunos para a produção de texto, através do gênero relato pessoal, foi realmente bem sucedida.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 03/12/2015 16:32