Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS SANTOS DE SA
DATA: 04/07/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Seminários do DMA
TÍTULO: Equações Diferenciais Ordinárias: Aplicações
e uma proposta de intervenção no ensino
básico
PALAVRAS-CHAVES: Equações Diferenciais Ordinárias; Modelagem Matemática; Teoria Quantitativa
de Equações Diferenciais Ordinárias; Proposta de Intervenção no Ensino Medio.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Análise
ESPECIALIDADE: Equações Diferenciais Ordinárias
RESUMO:
As Equações Diferenciais Ordinarias são de grande importância para a modelagem de vários
fenômenos físicos, químicos, biológicos e problemas voltados a engenharia. No entanto, elas não
fazem parte da grade curricular do ensino básico, por exigirem conceitos prévios da disciplina
de Cálculo. Levando isso em consideração, o presente trabalho teve como objetivo estudar essas
equações, sobretudo a parte quantitativa. Para tanto, fizemos o estudo dos modelos populacionais
de Malthus e Verhust aplicados a população de Aracaju, através de dados iniciais. Além disso,
abordamos a Lei de Resfriamento de Newton, muito usado pela perícia criminal, e a modelagem do
decaimento radioativo . Em seguida, após a construção da teoria, realizamos aplicações no sistema
massa-mola, com e sem amortecimento, no circuito elétrico em série L-R-C e no pêndulo simples de
Galileu. Por fim, apresentamos uma proposta de intervenção a alunos da educação básica de ensino,
em que, através de conceitos próprios dessa modalidade, eles poderão não só compreender, como
tambem resolver problemas específicos, relacionados a modelagem de alguns fenômenos naturais.
Esperamos com este trabalho, contribuir para a melhoria e o enriquecimento da grade curricular
dos alunos da educação básica, e consequentemente, para a ampliação do conhecimento destes.