Banca de DEFESA: MARCOS BARBOSA DE BARROS

DISCENTE: MARCOS BARBOSA DE BARROS
DATA: 10/08/2015
LOCAL: Sala de seminários do DMA
TÍTULO: Fundamentos de conectividade para o ensino médio e aplicações dos teoremas de Menger e Festinger.
PALAVRAS-CHAVES: Teoria dos Grafos, Conexidade, Conectividade, Teorema de Menger, Teorema de Festinger.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente dissertação tem como objetivo apresentar aos alunos do ensino médio conceitos matemáticos úteis na análise e resolução de problemas de conectividade, utilizando teoria dos grafos. Após a explanação de conceitos básicos, introduzimos a noção de conexidade, demonstrando o teorema de Menger e apresentamos o teorema de Festinger, que é uma ferramenta útil para contagem de caminhos. Apresentamos também uma aplicação destes conceitos na análise da rede de subdistribuição elétrica do estado de Sergipe. Ao fi nal, concluimos o presente trabalho, propondo algumas sequências didáticas para alunos do ensino médio abordando o teorema de Euler para grafos, os temas sobre conexidade, conectividade, o teorema de Menger e o teorema de Festinger.

Presidente - 1536963 - ANDRE VINICIUS SANTOS DORIA
Interno - 2303459 - KALASAS VASCONCELOS DE ARAUJO
Externo à Instituição - CRISLENE SANTOS DA PAIXAO

Notícia cadastrada em: 26/07/2015 13:59