Banca de DEFESA: VINICIUS NELSON LAGO SILVA

DISCENTE: VINICIUS NELSON LAGO SILVA
DATA: 24/05/2016
LOCAL: Sala Multiuso do PPGPI
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: A PROPRIEDADE INDUSTRIAL NA PRODUÇÃO DA GUITARRA ELÉTRICA E CAPTADORES
PALAVRAS-CHAVES: Guitarra Elétrica, Propriedade Industrial, Propriedade Intelectual, Bases Patentárias, Prospecção Tecnológica
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A sociedade do conhecimento contempla a valorização do intangível. A criação de novos produtos e respectiva melhoria funcional destes constituem diferencial competitivo e oportunidade de crescimento por meio da Propriedade Intelectual-PI. A Guitarra Elétrica resulta de pesquisas e descobertas de inventores independentes. A sua produção em escala significativa ocorreu a partir da década de 1940 nos Estados Unidos da América, país que registrou as primeiras patentes no seu desenvolvimento. Este instrumento musical agrega inovações tecnológicas a partir da sua criação, e impacta o desenvolvimento cultural da sociedade ocidental, consistindo em um pilar relevante para a plataforma industrial relacionada à música, interligando uma cadeia mundial de fornecedores de insumos e prestadores de serviços. O desenvolvimento tecnológico dos Captadores é crucial para a competitividade dos fabricantes de Guitarras Elétricas, e nesta dissertação representam uma oportunidade para análise e entendimento da dinâmica setorial. O Captador é o componente eletromagnético que permitiu a invenção da Guitarra Elétrica nos Estados Unidos da América e da Guitarra Baiana no Brasil. Ambos os inventos são indutores de mudanças culturais, porém, com impactos econômicos em escalas e características distintas. Atualmente, a fabricação da Guitarra Elétrica ocorre tanto com produção industrial, quanto artesanal, sendo o Brasil um mercado consumidor em expansão, favorecendo o aumento das importações oriundas de diversos países, contrapondo uma atuação internacional ainda em construção da indústria brasileira. Baseado em uma pesquisa descritiva aplicada, o trabalho de dissertação é exploratório e explicativo. Os elementos da pesquisa são: o panorama atual do segmento industrial da Guitarra Elétrica no Brasil frente aos países com maior relevância na produção e no consumo neste segmento; a prospecção e análise do desenvolvimento tecnológico do captador nas bases de Propriedade Industrial, e a conexão setorial com os mecanismos de incentivo à exportação. Assim, este trabalho de dissertação visa contribuir apresentando o potencial econômico do setor, demonstrando a importância da Propriedade Industrial para o seu desenvolvimento, considerando as oportunidades para fomento à Pesquisa Aplicada, registro da Propriedade Industrial, desenvolvimento da Inovação Tecnológica, e mecanismos de suporte disponíveis no Sistema Nacional de Inovação.

Presidente - 544.177.325-15 - CRISTINA MARIA ASSIS LOPES TAVARES DA MATA HERMIDA QUINTELLA
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO
Interno - 1548872 - SUZANA LEITAO RUSSO

Notícia cadastrada em: 09/05/2016 14:24