Banca de QUALIFICAÇÃO: IDAMAR DA SILVA LIMA

DISCENTE: IDAMAR DA SILVA LIMA
DATA: 03/03/2015
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: Efeito da Aplicação de Biocarvão na Capacidade de Retenção da Água no Solo, Eficiência no Uso da Água, Lixiviação de Nutrientes e Produtividade da Cultura do Milho.
PALAVRAS-CHAVES: biochar, qualidade dos solos, crescimento e produtividade do milho.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A utilização de biocarvão no solo vem sendo divulgada em países como Japão e Estados Unidos, onde o comércio do produto já atinge escala comercial. Os benefícios do uso do biocarvão vão além da melhoria na qualidade física, química e biológica do solo, por se tratar de matéria orgânica de natureza resistente e recalcitrante. Alcançam também aspectos ambientais de relevada importância regional e mundial, como o sequestro de carbono no solo e a destinação eficiente dos resíduos orgânicos sólidos. O estudo dos efeitos do biocarvão em solos tropicais intemperizados, com baixa capacidade de armazenamento de água e nutrientes, como a maioria dos solos encontrados no Brasil e no Estado de Sergipe, torna-se necessário e poderá viabilizar novas práticas sustentáveis de manejo. Portanto, o presente trabalho irá avaliar o efeito da aplicação de biocarvão, produzido a partir de casca de coco seco em processo de pirólise lenta, na capacidade de retenção da água e nutrientes, como N e P, em Argissolo Amarelo cultivado com milho (Zea mays L), em condições de campo. O estudo será desenvolvido no campo experimental da Universidade Federal de Sergipe, município de São Cristóvão-SE. O experimento será disposto em blocos casualizados, em parcelas subdivididas, com 4 repetições, onde serão testados 5 tratamentos principais, correspondentes às doses de biocarvão: 1) 0 t ha-1 (Controle), 2) 2,5 t ha-1, 3) 5 t ha-1, 4) 10 t ha-1, 5) 20 t ha-1. Serão avaliados a capacidade de armazenamento de água no solo através da determinação da curva característica de retenção de água, a densidade do solo, o intervalo hídrico ótimo (IHO), a macro e a microporosidade do solo e a concentração de N e P na solução do solo e nas plantas de milho.

Interno - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 140555 - MARCOS CABRAL DE VASCONCELLOS BARRETTO
Presidente - 1051888 - MARIA ISIDORIA SILVA GONZAGA

Notícia cadastrada em: 19/02/2015 16:36