Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE DE ANDRADE SIMÕES
DATA: 26/01/2024
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/qfs-oegw-kbf
TÍTULO: AULAS SEMANAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES BRASILEIROS.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física, Adolescentes, Atividade Física.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:
Artigo 1: Os benefícios associados às aulas de Educação Física na escola sãobem elencados na literatura, indo desde a melhora da autonomia do indivíduo,passando pelo aumento do arcabouço motor, até o aumento de predisposiçãopara aquisição de hábitos saudáveis. As aulas de Educação Física no Brasilpassam por diversos tipos de problemas, indo desde a falta de um documentonorteador que determine o número de aulas semanais, seriação de conteúdos e afalta de infraestrutura e materiais adequados à intervenção. O objetivo desteartigo é apresentar e discutir a importância da Educação Física e atividade físicano espaço escolar. Artigo 2: Objetivo: Verificar os fatores associados àquantidade semanal de aulas de educação física em adolescentes brasileiros.Metodologia: Este é um estudo descritivo de corte transversal, que utilizou dadosda Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2019). A amostra,representativa de toda a população, foi composta por 151.724 adolescentes, comidades entre 12 e 17 anos, matriculados em escolas públicas e privadas do Brasil.Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e regressão logísticabinária. Em todas as análises utilizou-se o software estatístico Jamovi forWindows, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: Estudantes dosexo feminino (OR=0.96; IC95%= 0.94; 0.99), “Não brancos” (OR = 0.79; IC95% =0.78; 0.81), mais velhos (OR=0.96; IC95%= 0.96; 0.97), de escolas públicas(OR=0.53; IC95%=0.52; 0.54), do ensino médio (OR=0.38; IC95%= 0.36; 0.39), ecom mais horas em comportamento sedentário (OR=0.98; IC95%= 0.98; 0.99),apresentaram chances reduzidas de participarem de duas ou mais aulas deeducação física/semana. Adolescentes classificados como “ativos” (OR=1.88;IC95%=1.83; 1.93) apresentaram chances aumentadas em participar das aulassemanais de educação física. Conclusão: Verifica-se associação inversa entre aquantidade semanal de aulas de educação física e os fatores sociodemográficosconsiderados.