Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE DE ANDRADE SIMÕES
DATA: 09/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ebi-gozt-ujy
TÍTULO: Aulas Semanais de Educação Física e Fatores Associados em Adolescentes Brasileiros PENSE 2019
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física, Adolescentes, Atividade Física
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:
Objetivo: Verificar os fatores associados à quantidade semanal de aulas de educação física em adolescentes brasileiros. Metodologia: Este é um estudo descritivo de corte transversal, que utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2019). A amostra, representativa de toda a população, foi composta por 151724 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, matriculados em escolas públicas e privadas do Brasil. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e regressão logística binária. Em todas as análises utilizou-se o software estatístico Jamovi for Windows, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: Estudantes do sexo feminino (OR=0.96; IC95%= 0.94; 0.99), “Não brancos” (OR = 0.79; IC95% = 0.78; 0.81), mais velhos (OR=0.96; IC95%= 0.96; 0.97), de escolas públicas (OR=0.53; IC95%=0.52; 0.54), do ensino médio (OR=0.38; IC95%= 0.36; 0.39), e com mais horas em comportamento sedentário (OR=0.98; IC95%= 0.98; 0.99), apresentaram chances reduzidas de participarem de duas ou mais aulas de educação física/semana. Adolescentes classificados como “ativos” (OR=1.88; IC95%=1.83; 1.93) apresentaram chances aumentadas em participar das aulas semanais de educação física. Conclusão: Verifica-se associação inversa entre a quantidade semanal de aulas de educação física e os fatores sociodemográficos considerados.