Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO LIMA ROCHA DE OLIVEIRA
DATA: 28/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/fjt-evze-pjd
TÍTULO: AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ELEMENTOS DE SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES BRASILEIROS PENSE 2019
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física, Escola, Adolescentes, Saúde Mental
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:
Objetivo: Verificar as associações entre as aulas de educação física e os elementos de saúde mental em adolescentes brasileiros. Métodos: estudo realizado a partir de dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PENSE/2019. Participaram do presente estudo 159245 adolescentes entre 13 e 18 anos regularmente matriculados em Escolas Públicas e Privadas brasileiras. Considerando “mais que duas aulas de educação física/semana” como variável dependente, a análise foi desenvolvida por um modelo de regressão logística binária, organizado em dois blocos (Sociodemográfico e Saúde Mental) com nível de significância de 5%. Todas as análises foram feitas no Software JAMOVI for Windows, versão 2.3.26. Resultados: Verificou-se chances aumentadas de participar de mais que duas aulas de educação física/ semana para os estudantes que relataram ter “até dois amigos” (OR = 1,083; IC95 % = 1,008; 1,164), e “mais que dois amigos” (OR = 1,111; IC95 % = 1,040; 1,191), “nunca” ter sentimentos que podem levar à ideação suicida (OR = 1,072; IC95 % = 1,032; 1,13) ou apresentou “raramente/às vezes” ter estes sentimentos (OR = 1,073; IC95 % = 1,036; 1,112). Conclusões: Há associação entre a maior quantidade de aulas de educação física/semana e variáveis relacionadas a uma saúde mental adequada.