Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA FERNANDA DE FREITAS CUNHA

DISCENTE: ISADORA FERNANDA DE FREITAS CUNHA
DATA: 28/04/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO: COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER, SONO, FATORES COMPORTAMENTAIS E PSICOSSOCIAIS EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes. Comportamento sedentário. Inatividade física no lazer. Sono
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Comportamento sedentário, atividade física e sono são comportamentos modificáveis do movimento de 24 horas que estão relacionados a resultados de saúde em adolescentes. Objetivo: Analisar a associação entre a exposição ao comportamento sedentário e outros comportamentos de risco à saúde em jovens, e entre não praticantes de atividade física no tempo livre com fatores psicossociais e o sono de adolescentes. Métodos: Trata-se de uma análise secundária dos dados de um levantamento epidemiológico com delineamento transversal, com amostra representativa de estudantes da Rede Pública Estadual de Sergipe, com faixa etária entre 14 e 19 anos. O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira, o intuito foi analisar a associação entre exposição ao comportamento sedentário, indicadores da qualidade do sono (duração e qualidade do sono) e outros comportamentos de risco à saúde (consumo de álcool, uso de drogas e tabagismo) em adolescentes; e a segunda etapa o objetivo foi analisar a associação entre jovens não praticantes de atividade física no tempo livre com sono e fatores psicossociais (solidão, amigos próximos, percepção negativa do estresse). Para analisar os dados, foi utilizado a regressão logística binária bruta e ajustada para a associação entre as variáveis. Resultados: No primeiro manuscrito, a exposição ao comportamento sedentário foi associada, ao sexo feminino [OR: 1,25 (1,10 – 1,43)], ao consumo de álcool [OR: 1,22 (1,05 – 1,40)], uso de drogas [OR: 1,80 (1,29 – 2,51)] e duração do sono [OR: 0,77 (0,66 – 0,91)]. No segundo estudo, não praticar atividade física no tempo livre foi associado ao sexo feminino [OR: 2,63 (2,28 – 3,03)], a autoavaliação negativa do sono [OR: 1,41 (1,23 – 1,62)], a autopercepção negativa do estresse [OR: 1,40 (1,20 – 1,64)] e a não ter amigos próximos [OR: 1,88 (1,40 – 2,52)]. Conclusões: Os escolares que fazem uso de drogas e consomem bebidas alcoólicas apresentaram mais chances de exposição ao comportamento sedentário e os adolescentes que dormem ≤ 8 horas/dia apresentaram fator de proteção. Os jovens que não possuem amigos próximos, relataram autopercepção negativa do estresse e autoavaliação negativa do sono apresentam mais chances de não praticarem atividade física no tempo livre.

Presidente - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Interno - 804.322.125-15 - LUCIO MARQUES VIEIRA SOUZA
Interno - 967.295.625-87 - JYMMYS LOPES DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 26/04/2022 08:24