Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRIK DE CERQUEIRA WANDERLEY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉRIK DE CERQUEIRA WANDERLEY
DATA: 18/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: DEF
TÍTULO: EFEITO DO TAE KWON DO NA RESPOSTA CARDIOVASCULAR DE MULHERES HIPERTENSAS
PALAVRAS-CHAVES: Tae kwon do, sistema cardiovascular, hipertensão arterial, monitorização ambulatorial da pressão arterial.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: O taekwondo, arte marcial coreana com mais de 80 milhões de praticantes em todo o mundo. Contudo, pouco se sabe sobre seu efeito nas respostas cardiovasculares de mulheres hipertensas. Objetivo: Analisar o efeito agudo de uma sessão de Tae Kwon do nas respostas cardiovasculares de mulheres hipertensas. Métodos: 23 mulheres (60,8±6 anos) hipertensas, previamente tratadas pela forma medicamentosa, foram submetidas a uma sessão controle e Tae kwon do composto por exercícios tradicionais de movimentos balísticos de ataque e defesa em posições e movimentos que requerem coordenação e controle postural. Foram avaliadas as variáveis cardiovasculares como pressão arterial e frequência cardiaca em um período de 24 horas, vigília e sono pela monitorização ambulatorial após o Tae kwon do e o controle. Resultados: A analise demonstrou que o Tae kwon do mantem a pressão arterial sistólica mais baixa em até seis horas após o estimulo, tão como mantem a frequência cardiaca mais alta em até quatro horas. Na vigília e sono não foram encontradas diferenças entre o Tae kwon do e o controle. Conclusão: o comportamento da pressão arterial e frequência cardiaca após uma sessão de Tae kwon do demonstra que essa modalidade pode ser adotada como forma auxiliar a forma medicamentosa no controle da pressão arterial em mulheres hipertensas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 276.084.415-34 - SILVAN SILVA DE ARAUJO
Interno - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Notícia cadastrada em: 17/01/2019 11:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata4.fragata4 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5