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Banca de QUALIFICAÇÃO: MONA GIZELLE DREGER DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONA GIZELLE DREGER DE OLIVEIRA
DATA: 21/12/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório DEF
TÍTULO: COMPORTAMENTO VIOLENTO, BULLYING, PRÁTICA ESPORTIVA E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente, Esporte, Violência, Bullying, Atividade Física
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: O comportamento violento e bullying são ações presentes entre os adolescentes, não estando claro a sua associação entre atividade física e prática esportiva. Dessa forma, o objetivo deste estudo é verificar a associação entre o comportamento violento e a prática de atividade física e esportiva em adolescentes. Metodologia: O trabalho foi dividido em duas etapas organizadas da seguinte forma: a primeira teve o intuito de analisar a associação entre a prática esportiva e os determinantes do comportamento violento em adolescentes de Aracaju e Região Metropolitana, a partir de estudo realizado nesta região, enquanto que, a segunda etapa, baseada na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar-PeNSE/2015, teve o objetivo de verificar a associação entre o comportamento do bullying e a prática de atividade física em adolescentes escolarizados brasileiros. Estas etapas resultaram em dois manuscritos submetidos à publicação a periódicos ranqueadas na área 21 da CAPES. Resultados: O primeiro trabalho apresentado, identificou uma maior chance de comportamento violento no sexo masculino (OR = 3,0; IC95% 2,3 - 3,9), indivíduos que relataram consumo de bebidas alcoólicas (OR = 2,5; IC95% 1,9 - 3,3) e que relataram consumo de cigarros (OR = 2,6; IC95% 1,7 - 4,0). Além disso, notou-se que a prática esportiva favorece em 40% a chance de comportamento violento quando comparado com os indivíduos que não praticam modalidades esportivas (OR = 1,4; IC95% 1,1 - 1,8). Para o segundo manuscrito, considerando a estratificação em “ativos” e “menos ativos” e um modelo logístico binário ajustado para cada estrato, para o desfecho “perpetrar bullying” verificou-se, para os “ativos”, associação entre perpetrar bullying e o sexo masculino (OR = 2,21; IC95% 1,81 - 2,67) e sofrer bullying enquanto percepção (OR = 2,45; IC95% 2,05 - 2,93) e conceito (OR = 1,47; IC95% 1,22 - 1,76). Para os “menos ativos”, percebeu-se associação entre “perpetrar bullying” e sexo masculino (OR = 1,88; IC95% 1,65 - 2,13), adolescente do ensino fundamental (OR = 1,33; IC95% 1,14 - 1,56) e sofrer bullying enquanto percepção (OR = 2,93; IC95% 2,56 - 3,36) e conceito (OR = 1,43; IC95% 1,25 - 1,64). Conclusão: Quem pratica esporte tem mais chance de ter um comportamento violento, enquanto que, independentemente de ser ativo ou menos ativo, quem perpetra bullying tem mais chance de ter sofrido bullying.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 596.345.615-00 - ALDEMIR SMITH MENEZES
Interno - 066.483.329-21 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Interno - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Notícia cadastrada em: 12/12/2017 09:55
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