Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL PINTO LOURENÇO

DISCENTE: RAFAEL PINTO LOURENÇO
DATA: 03/03/2017
LOCAL: DEF
TÍTULO: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, ASPECTOS NUTRICIONAIS E QUALIDADE DE VIDA EM AMPUTADOS DE MEMBRO INFERIOR ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Amputados, Atividade Física, Nutrição
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A atividade física e os aspectos nutricionais são componentes positivos da saúde humana e seus efeitos estão associados com a melhora de aspectos físicos, psicológicos e sociais, influenciando diretamente na qualidade de vida dos amputados. O objetivo do estudo foi avaliar a associação do nível de atividade física com os aspectos nutricionais e qualidade de vida de amputados de membros inferiores atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Aracaju-SE. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo, com amostra randomizada, selecionado de uma população de pacientes adultos, de ambos os sexos, submetidos à amputação de membros inferiores unilaterais na cidade de Aracaju – Sergipe e que se encontre com prontuário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram randomizados 54 indivíduos e avaliado o estado nutricional, o nível de atividade física e a qualidade de vida utilizando os questionários IPAQ versão curta e WHOQOL-Bref. Para a análise estatística, foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk (normalidade), qui-quadrado (variáveis categóricas), t-student e Mann-Whitney (variáveis numéricas), com um valor de p < 0.05 e as variáveis que apresentaram p<0,2 foram inseridas no modelo de regressão logística. O nível de Atividade Física apresentou relação apenas com o nível de amputação, estado nutricional, escore geral de qualidade de vida (p<0,05), destacando uma amostra não ativa com elevados índices de excesso de peso, diabetes e baixa qualidade de vida em comparação aos indivíduos ativos. Nesta pesquisa a atividade física mostrou ter impacto sobre o estado nutricional e em alguns aspectos da qualidade de vida.

Interno - 1228110 - WALDERI MONTEIRO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Interno - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS

Notícia cadastrada em: 20/02/2017 10:00