Notícias

Banca de DEFESA: JOCARLA DA CONCEIÇÃO CHAGAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCARLA DA CONCEIÇÃO CHAGAS
DATA: 26/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DEF
TÍTULO: EFEITO AGUDO DO NÚMERO DE SÉRIES DE EXERCÍCIOS DO MÉTODO PILATES NAS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES EM MULHERES HIPERTENSAS.
PALAVRAS-CHAVES: Exercício de força, Pilates, Sistema Cardiovascular, Hipertensão
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: O Método Pilates, caracterizado como exercício de força, tem se mostrado benéfico no fortalecimento muscular, condicionamento físico e redução do percentual de gordura. Contudo, poucos estudos investigaram o seu efeito sobre as respostas cardiovasculares, além de apresentarem lacunas no que se refere as variáveis de treinamento. Objetivo: Avaliar os efeitos agudos do número de séries de exercícios do método Pilates nas respostas cardiovasculares em mulheres hipertensas. Métodos: Dezessete mulheres, sendo oito hipertensas (59 ± 1,7 anos) e nove normotensas (57 ± 1,6 anos) foram submetidas a uma sessão de Pilates composta por 15 exercícios com uma ou três séries, ambas com 10 repetições, intervalo de um minuto de repouso entre as séries e intensidade moderada. Foram realizadas medidas de pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC) durante 20 minutos, previamente ao exercício, e por 60 minutos, após as sessões. Resultados: A análise entre grupos demonstrou que o número de série não interferiu nas respostas de PA, FC e duplo produto (DP). Na análise intragrupos verificou-se redução da FC em todos os grupos. No grupo de hipertensas foi observado redução do DP após ambas as sessões de Pilates, e no grupo de normotensas somente após a sessão com uma série. Conclusão: O comportamento das variáveis, após uma sessão de exercícios, demonstra que realizar uma ou três séries de exercícios do método Pilates não interfere nas respostas cardiovasculares de mulheres hipertensas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1635611 - EVALEIDE DINIZ DE OLIVEIRA
Presidente - 1849740 - ROGERIO BRANDAO WICHI
Externo ao Programa - 2693741 - VALTER JOVINIANO DE SANTANA FILHO
Notícia cadastrada em: 11/08/2016 13:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r12712-85cc87cea5