Banca de DEFESA: ANNE EMANUELLE DA SILVA PEREIRA NOBRE

DISCENTE: ANNE EMANUELLE DA SILVA PEREIRA NOBRE
DATA: 29/07/2015
LOCAL: Sala 05 do DEF
TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS COM OS ESTÁGIOS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO PARA ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES.
PALAVRAS-CHAVES: Mudança, Comportamento, Atividade física, Escolares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Adolescência é reconhecida como um período de mudanças nos padrões de comportamentos relacionados à saúde. Por outro lado, a mudança de comportamento relacionado á Atividade Física percorre uma série de Estágios. Objetivo: Verificar a prevalência e fatores associados aos estágios de mudança de comportamento para atividade física em escolares. Método: Este estudo foi realizado com 3992 (2448 feminino e 1544 masculino) escolares do Estado de Sergipe, nas faixas etárias de 14 a 19 anos. As variáveis do estudo foram verificadas através de um questionário auto-administrado e as análises estatísticas utilizadas foram a descritiva (freqüência) e a Inferencial (Qui-Quadrado e regressão logística binária). Resultados: De um modo geral os escolares apresentaram alta prevalência de comportamento inativo (77,8%), sobretudo estudantes do sexo feminino, classificadas nos estágios de pré-contemplação (68,7%) e contemplação (77,3%) enquanto os meninos nos estágios de ação (45,2%) e manutenção (65,7%) indicando que as meninas têm uma probabilidade duas vezes maior OR 2,69 (IC95% 2,30 – 3,16) de comportamento inativo em relação os meninos. Os Escolares que moram na zona rural OR = 1,49 (IC95% 1,25 -1,78) demonstraram mais chance de comportamento inativo em comparação aos que moram na zona urbana. Observou-se também que quanto maior o nível de escolaridade dos pais menores são as chances de o adolescente ter comportamento inativo do que aqueles cujos pais não estudaram. Os escolares que têm uma renda familiar mais baixa e aqueles que avaliaram a saúde como “ruim” também apresentaram associação positiva com o comportamento inativo. Conclusão: Os Estágios de Mudança de Comportamento para atividade física podem ser explicados por indicadores de condição de vida, e a alta prevalência de comportamento “inativo” aponta a necessidade de programas de promoção de saúde que busquem considerar o engajamento familiar, acessibilidade local e financeira e vise ações diferenciadas para escolares sergipanos do sexo feminino.

Presidente - 596.345.615-00 - ALDEMIR SMITH MENEZES
Interno - 426385 - ANTONIO CESAR CABRAL DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDUARDO SEIXAS PRADO

Notícia cadastrada em: 14/07/2015 15:06