Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA MARIA SILVA NASCIMENTO
DATA: 27/02/2018
HORA: 10:30
LOCAL: UFS São Cristóvão
TÍTULO: LEITURA INTERTEXTUALIDADE JOGO:
TUDO JUNTO E BEM ARTICULADO
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora; Intertextualidade; Paródia; Memes; Jogo Didático.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
A ampliação da competência em leitura em sala de aula, por meio do ensino-aprendizagem da paródia, um dos tipos de intertextualidade, pretende minimizar o problema da compreensão leitora enfrentado por muitos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário, em Tobias Barreto/SE. Com vistas à formação de um leitor profícuo, esta pesquisa, de natureza intervencionista, desenvolve um material com atividades e um jogo didático para estimular estratégias de leitura e interpretação de texto.Trata-se de um objeto de aprendizagem utilizado para trabalhar a leitura do texto parodístico, que tem como suporte teórico Bakhtin (2003), Genette (2006), Koch, Bentes e Cavalcante (2009) e Sant’anna (2000) quanto à presença da intertextualidade e os efeitos de humor e ironia em memes (texto multimodal que circula nas redes sociais). Por meio desse caderno pedagógico, cujos procedimentos metodológicos se baseiam no trabalho de Bronckart (2003) e Dolz (2010), é possível relacionar o uso de regularidades em textos que caracterizariam a estrutura do gênero textual, incentivando, ao final de sua aplicação, a proficiência em leitura e reavaliando o caminho reflexivo do ensino-aprendizagem com um instrumento lúdico e educacional.