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VIRLEI CORREIA DA FONSECA MELO
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"Oxe! É nóis e dexe de bestera": um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática.
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Orientador : VANESSA GONZAGA NUNES
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Data: 12/Abr/2021
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Dissertação
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Este estudo objetiva investigar, à luz da fonética e da fonologia, os processos de monotongação e ditongação na escrita dos alunos do 7º ano de uma escola de Ensino Fundamental do estado de Sergipe. Observou-se por meio da análise de produções textuais, propostas durante as aulas de língua portuguesa, que grande parte dos alunos apresentava dificuldades em relação à escrita de algumas palavras e constatamos a tendência tanto de reduzir os ditongos (monotongação) quanto de produzi-los (ditongação), ocasionando erros ortográficos. O nosso estudo parte do pressuposto de que grande parte das dificuldades que nossos alunos enfrentam ao escreverem certas palavras está relacionada a uma interferência da fala que contempla desde apagamentos até a inserção de elementos fonéticos. Se na fala esses fenômenos não são estigmatizados e passam despercebidos, o mesmo não ocorre na escrita, uma vez que tal modalidade é padronizada e obedece a um sistema fechado de regras convencionais. Com o propósito de reduzirmos os erros ortográficos resultantes da monotongação e ditongação na escrita dos estudantes, produzimos uma Sequência de Atividades e um jogo pedagógico intitulado Ditonguei-me para ser replicado por outros professores. A Sequência Didática proposta é fruto de uma pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, e que tem como objetivo subsidiar o trabalho do professor de língua portuguesa que, frequentemente, é desafiado a pensar estratégias para diminuir a presença dos erros de grafia dos alunos. Esse módulo foi desenvolvido durante dez aulas, na turma mencionada. Utilizamos como aporte teórico os estudos desenvolvidos por Aragão (2000), Bortoni-Ricardo (2004), Simões (2006), Marcuschi (2007), Cagliari (2009), Morais (2012), Seara et al. (2015), Roberto (2016) e Cristófaro-Silva et al. (2019), dentre outros que discutiram sobre os aspectos aqui estudados, além dos documentos norteadores da educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Os resultados apontam que, a elaboração de uma sequência de atividades voltadas para o tratamento da monotongação e ditongação contribui efetivamente para a redução dos processos abordados neste trabalho e no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos.
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JUSSILEIDE RAMOS BOMFIM
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EU VOU COMEÇA A FALA [...] EU SAIR ESCONDIDO: ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O APAGAMENTO E A HIPERCORREÇÃO EM SALA DE AULA
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Orientador : VANESSA GONZAGA NUNES
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Data: 12/Abr/2021
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Dissertação
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Este relatório teve como escopo, à luz da fonética e da fonologia, o estudo de apagamento do R em verbos no infinitivo, bem como de hipercorreção do R em coda silábica, em textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de um Colégio da área urbana da cidade deAracaju/SE. A análise preliminar de textos sinalizou que os alunos ora apagavam, ora inseriam o grafema R de forma indevida. Diante disso, levantamos a hipótese de que para o apagamento os alunos estavam apoiados na fala, tendo-se então uma interferência direta da oralidade na escrita; e, no caso da presença indevida do R quando deveria haver um verbo flexionado, trata-se de um monitoramento pela vontade de acertar. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação a partir da qual quantificamos e interpretamos os dados coletados nos textos dos alunos, com o objetivo de identificar a ocorrência/frequência do apagamento do R em coda silábica em verbos no infinitivo e hipercorreções em verbos que deveriam estar flexionados e aparecem na forma infinitiva. Fundamentamos nossa pesquisa no seguinte aporte teórico: Bortoni-Ricardo (2005);Callou, D. (2009); Capovilla, A.G.S. & Capovilla, F.C. (2000, 2002); Marcuschi, L.A. (1997,2010); Seara, I.C. et al (2019); Cristófaro-Silva, T. (2017); Cristófaro-Silva et al (2019) dentre outros. Tendo como base os levantamentos realizados, visando diminuir a incidência de apagamentos e de inserções do R em coda silábica, desenvolvemos uma sequência de atividades, trabalhadas em 8 aulas, com base no gênero entrevista que culminou na confecçãoda “Revista Colégio JVS – Histórias que ouvi; histórias que vivi; histórias que escrevi”, com textos escritos pelos alunos e que trazem depoimentos sobre a comunidade local,posteriormente publicada nas redes sociais da escola. Ao final do estudo, retomamos a análise das novas produções dos alunos nas quais pudemos constatar a eficiência da ação proposta;pois, inicialmente tivemos os seguintes dados: em 89% dos textos produzidos havia casos de apagamento do R em coda silábica em verbos no infinitivo e hipercorreções em verbos que deveriam estar flexionados e aparecem na forma infinitiva; em 11% não havia casos desses tipos. Após a aplicação das atividades de intervenção esses dados caíram consideravelmente. Ocorreu quase uma inversão: 85% não há casos com os processos aqui estudados; 15% dos textos ainda continuaram apresentando tais processos, atestando, dessa forma, o êxito das ações que promoveram a consciência fonológica a esse respeito.
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ELAINE CRISTINA DOS SANTOS
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LABAFERO: A DIVERSIDADE CULTURAL DE MARUIM NO PROCESSO DE LEITURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO ATRAVÉS DO CORDEL
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Orientador : LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
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Data: 5/Abr/2021
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Dissertação
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A ação escolar com vistas ao letramento tem sido objeto de muitas pesquisas. Ainda assim, o fracasso escolar tem prevalecido nesse quesito. Ou seja, a aquisição de competência leitora e escritora por parte dos educandos mostra-se um desafio a ser superado pela escola. Isto posto, propõe-se, neste relatório, trabalhar com o letramento ancorado na diversidade cultural da comunidade dos alunos e no gênero literário folheto de cordel. O objetivo deste trabalho é produzir um caderno pedagógico que procura subsidiar os professores (as) nas suas ações pedagógicas no que tange o letramento pautado no contexto cultural com alunos do 9º do ensino fundamental. As práticas aqui sugeridas estarão apoiadas no folheto de cordel “As aventuras de Otto Sharamm – as cobras do gabinete de leitura de Maroim”, do escritor sergipano Hefraim Andrade com o qual se pretende auxiliar os professores em estratégias de leitura, compreensão e escrita de texto – poesia popular. Acredita-se que, providos dessas habilidades, os alunos serão capazes de obter melhorias no rendimento escolar e, trabalhando com o gênero cordel, com reconhecimento de sua identidade cultural. Nesta pesquisa foi adotado o modelo da pesquisa-ação de Tripp (2005). As contribuições de Solé (1998), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017) foram essenciais para abordagem de leitura e escrita; sobre folheto de cordel Roiphe (2011) e Abreu (1999) e sobre a linguística aplicada, há colaboração de Antunes (2012) e Bortoni-Ricardo (2004). Com respeito à metodologia, este projeto foi estruturado nos moldes da pesquisa qualitativa defendida por Lüdke e André (1986) e Almeida (2009) para aprofundamento das abordagens do tema exposto. Por intermédio da teoria e sugestão de atividades propostas neste trabalho, pode-se concluir que o diálogo entre a cultura local e práticas de letramento possibilitam ensino de qualidade.
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JOSÉ LUIZ ANDRADE DE LIMA
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Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura
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Orientador : ALBERTO ROIPHE BRUNO
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Data: 29/Mar/2021
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Dissertação
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Este trabalho, com o título “Poesia Concreta na Escola? Uma proposta para ensino/aprendizagem de literatura”, visa facilitar a leitura/compreensão, por parte dos alunos, do processo de identificação dos elementos constitutivos da poesia concreta em salas de aula do Ensino Fundamental, Anos Finais. Nesse sentido, será proposto um trabalho, a ser desenvolvido com os alunos do 8º ano, do Colégio Estadual John Kennedy, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju/SE, sobre a poesia concreta e suas características, já que o trabalho com poesia, sobretudo a concreta, não é comum nesse estágio de ensino. Esse estudo tem como base os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por CAMPOS (2006), AGUILLAR (2005), GRÜNEWALD (2002), BOSI (2017), ROIPHE (2011-2012), LAJOLO (1993), COSSON (2009), entre outros autores que dão suporte ao estudo da poesia concreta, além das orientações previstas na Base Nacional Comum Curricular ─ BNCC ─ (BRASIL, 2016) e o Referencial Curricular do Estado de Sergipe (SERGIPE, 2018) para o ensino/aprendizagem da leitura do texto literário em sala de aula, além de pesquisas acerca de trabalhos recentes publicados no ProfLetras, como os de BATISTA (2017), MACIEL (2019) e SILVA (2019). Os discentes serão apresentados a textos concretistas e, a partir da relação texto-autor-leitor, proposta por KOCK & ELIAS (2006), poder-se-á verificar o ineditismo desse tipo de poema no cotidiano do aluno do 8º ano. Em seguida, os alunos analisarão de que maneira a poesia concreta se relaciona com seu cotidiano, nas mais diferentes funções e poderão, por fim, identificar todas as características formadoras da poesia concreta, como o processo de verbivocovisualidade, o uso da linguagem verbal e não verbal, o experimentalismo poético, a poesia visual, os efeitos gráficos, sonoros e semânticos, os aspectos geométricos, a supressão do verso e da estrofe, o desaparecimento do eu lírico, a eliminação da poesia intimista e o racionalismo, já que seu uso contribui, sobremaneira, para a compreensão de variados textos com a finalidade de facilitar a prática na relação da palavra-imagem. Para tanto, será aplicada uma Sequência Didática que buscará uma aprendizagem mais efetiva no processo de leitura de poemas concretos em que autores pioneiros nesse estilo serão apresentados aos alunos para que suas respectivas poesias concretistas possam ser identificadas, analisadas, compreendidas e replicadas.
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EDILMA DOS SANTOS
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O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo em concomitância às leis 10.639/03 e 11.655/08
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Orientador : ALBERTO ROIPHE BRUNO
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Data: 29/Mar/2021
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Dissertação
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O projeto em questão “Protagonismo Negro em Contos de Conceição Evaristo às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, ancorado nas referidas disposições legais que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasilieira e indígena na escola, propõe estratégias de leitura para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental reconheçam o protagonismo negro e seus estigmas sociais na perspectiva da Literatura-Negro Brasileira de Luis Silva Cuti. Para tanto, como corpus da pesquisa, serão trabalhados três contos de Conceição Evaristo, a saber: “Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, e “Ayoluwa, alegria do nosso povo”, os três da obra Olhos d’água (2018). Nesse sentido, será elaborada uma Sequência Didática disposta num Caderno Pedagógico a ser desenvolvida na Escola Estadual Professora Glorita Portugal em São Cristóvão, estado de Sergipe, respaldado metodologicamente de forma qualitativa e intervencionista nas quais teoria e prática se complementam. Terá como suporte teórico a concepção de Literatura Negro-Brasileira de Luís Silva Cuti (2010), Cosson (2009), Evaristo (2009), Freire (1992) e Koch (2008) dentre outros. Além do intuito de desenvolver a competência leitora literária dos estudantes, ao mesmo tempo em que serão discutidas questões de ordem étnico-racial, o que muitas vezes é ignorado no cotidiano escolar e em nossa sociedade atual, esse projeto procura promover a formação de cidadãos conscientes do seu protagonismo na construção de uma sociedade democrática e antirracista.
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IZABEL DE LIMA
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HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PROPOSTAS DE LEITURA E RETEXTUALIZAÇÃO
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Orientador : DENISE PORTO CARDOSO
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Data: 26/Mar/2021
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Dissertação
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Esta pesquisa mostra o resultado de um olhar atento sobre a prática pedagógica e tem como foco uma turma de sexto ano da Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto. Constatase que no processo de aprendizagem da língua portuguesa, os(as) estudantes do ensino fundamental enfrentam muitos embaraços quando se trata de leitura, de produção escrita e do estudo das formas verbais. Possivelmente, na comunidade escolar brasileira, ainda haja marcas do histórico tradicional de ensino que, durante muito tempo e com vasto mérito, foi norteado por aulas tradicionais voltadas exclusivamente para as regras gramaticais, além de estabelecer uma visão dicotômica entre a oralidade e a escrita. Por não ser mais condizente com o cenário atual da sociedade e da escola moderna, essas barreiras dificultam o conhecimento de muitos educandos e costumam se perpetuar, ao longo da trajetória estudantil, ultrapassando o ensino médio. Tal realidade revela-se paradoxal, uma vez que o universo digital está inserido no dia a dia das pessoas apresentando numerosos textos multissemióticos com a presença constante da palavra escrita. Portanto, em face das mudanças e das inovações sociais da contemporaneidade, tornou-se fundamental pensar em uma educação alicerçada e com vistas no multiletramento, favorecendo aos(às) aprendizes o desenvolvimento de suas habilidades nos variados contextos da língua. De acordo com essa premissa, ao ensinar a língua materna o(a) docente precisa criar estratégias articuladas com os eixos de leitura, de oralidade e de produção escrita, tendo como objeto de estudos da linguagem, os gêneros textuais e também os gêneros orais, uma vez que é neles que a comunicação linguageira se manifesta. É nessa perspectiva, que este trabalho intitulado Histórias em Quadrinhos: Proposta de Leitura e Retextualização propõe, por meio de uma Sequência Didática disposta num Caderno Pedagógico, o estudo mais detalhado e dinâmico da temporalidade e do funcionamento dos verbos no presente, no pretérito imperfeito e no pretérito perfeito do modo indicativo. Ao mesmo tempo, retextualiza, de escrita para escrita, do discurso direto para o discurso indireto, com ênfase nas formas verbais, algumas HQ da Mafalda, personagem criada pelo cartunista Quino. Como quadro teórico, o trabalho foi ancorado nos procedimentos traduzidos por Marcuschi (2007 – 2010), Dell’ Isolda (2007), Cintra e Passarelli (2011), Roxane Rojo (2009), Nascimento, Oliveira e Ribeiro (2015), Barbosa, Ramos, Vilela, Rama e Vergueiro (2018), Dolz et al, (2004), Ferreira (2008), Antônio Candido (2004), Berardinelli (2016) e pelos gramáticos Evanildo Bechara (2015-2019), Mário Perini (2005) dentre outros. A primeira aplicação da atividade do caderno, ocorreu na modalidade de aulas remotas, por ocasião do novo coronavírus, SARS-CoV-2. Mesmo ante essa conjuntura, verificou-se que esta pesquisa é pertinente, sendo assim pode contribuir para o avanço do conhecimento metacognitivo dos alunos e das alunas em relação à classe dos verbos como palavra essencial na comunicação humana.
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KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS
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Leitura, cognição e inferência dos enunciados das atividades de compreensão textual
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Orientador : DENISE PORTO CARDOSO
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Data: 26/Mar/2021
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Dissertação
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Reconhecida por sua importância no desenvolvimento de inúmeras habilidades discentes, a leitura é um processo constituído por etapas, as quais vão do nível fonológico ao pragmático da linguagem. Por sua natureza complexa, reúne processos múltiplos que demandam a ativação de estratégias distintas e promotoras da aquisição e automatização de competências mais elaboradas, tais como a inferência do sentido das palavras dispostas em um texto. No universo da sala de aula, uma das dificuldades dos discentes é a compreensão das consignas didáticas que constituem as orientações dispostas no livro didático, fundamental para que os alunos consigam ter êxito na realização das ações preconizadas nestes enunciados. Embora sejam pouco estudadas, será que tais consignas não são o ponto-chave para a progressiva aquisição de diferentes competências leitoras pelos alunos e aquisição de diferentes conhecimentos nas mais variadas áreas dos saberes? Será que a compreensão das consignas didáticas não é um passo importante para melhores resultados em avaliações como a Prova Brasil, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e provas de concursos? Dada a relevância da compreensão das consignas didáticas na vida de discentes, esta dissertação focaliza, conforme preconiza Marcuschi (2002) sobre gêneros textuais, o gênero textual consigna didática presente no livro didático adotado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, a partir de um estudo de sua estrutura e funcionamento, de modo a valorizar o papel que os estudantes precisam assumir em diferentes situações de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista teórico-metodológico, propõe-se, à luz dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), uma sequência didática, que tem como texto motivador o conto, como metodologia utilizada no produto Caderno Didático voltada ao trabalho com alunos do 6º ano A do ensino fundamental da referida Unidade de Ensino. Como fonte de pesquisa bibliográfica, são consideradas as publicações, dentre outros, autores como Barbosa e Carlberg (2014), Ferreira (2007), Fonseca (2014) e Riestra (2004), cujos trabalhos se voltam para o estudo das consignas didáticas e, de modo mais global, para o ensino de línguas, materna ou estrangeira.
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KARINE COSTA SANTANA
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E SE MORRE DE DESINFORMAÇÃO?: O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO INFORMACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E PARA O COMBATE À DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS
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Orientador : RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
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Data: 26/Mar/2021
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Dissertação
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Considerando a disseminação de fake news como um fenômeno associado à pósverdade, surge a necessidade de ensinar aos estudantes da Educação Básica a ler criticamente, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, uma das principais demandas da escola do século XXI é ensinar a identificar a veracidade da informação, isto é, a fonte de determinada publicação, se houve manipulação de uma imagem, se uma imagem foi colocada em um texto fora de seu contexto original e se uma página da internet é confiável. Sendo assim, o problema de pesquisa que se coloca é: Como o Letramento Informacional pode ser desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para promover habilidades de leitura crítica e evitar a disseminação de fake news? Diante desse contexto, esta proposta de trabalho, desenvolvida no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, na 3ª etapa/EJAEF. Esta pesquisa tem por objetivo promover o Letramento Informacional desses alunos, de modo a desenvolver habilidades de leitura crítica, visando formar leitores éticos e protagonistas, capazes de questionar as informações que circulam socialmente, especialmente nas redes sociais do universo digital, no combate às fake news. Desta maneira, esta pesquisaação, de caráter intervencionista, prevê a aplicação de uma Sequência Didática (SD) baseada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A SD pretendeu apresentar aos alunos modelos e práticas de leitura crítica de textos da esfera jornalístico-midiática de circulação digital e, como produto final de intervenção, um Videoguia informativo a respeito do universo das fake news, como contributos para o desenvolvimento do Letramento Informacional desses estudantes. Como marco referencial teórico, destacam-se estudos relativos à Sociedade da Informação (CASTELLS, 2013), à Cibercultura e à Inteligência Coletiva (LÉVY, 1999; 2003), à Pós-Verdade e às Fake News (FERRARI, 2018a, 2018b; BARBOSA, 2019; SILVA & TINOCO, 2019; SEMIS, 2018), ao Letramento Informacional (DUDZIAK, 2003; PASSOS & SANTOS, 2005; CAMPELLO, 2009, 2003; GASQUE & TESCAROLO, 2010; GASQUE, 2012; GOMES,2019; FIALHO et al., 2019); à promoção da Leitura Crítica (ANTUNES, 2003; FERRAREZI JR., 2017) e aos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO & MOURA, 2012; ROJO, 2013; BAPTISTA, 2016). O trabalho realizado possibilitou refletir sobre um fenômeno que assola de forma bastante nociva a Sociedade da Informação, as fake news, as quais, associadas a um período histórico de pós-verdade, resultam em um crescente negacionismo da ciência. Diante de tanto desprezo às evidências cientificas, a exemplo, durante a pandemia do novo Coronavírus, da vacinação, do uso da máscara e do distanciamento social, sem dúvida, torna-se imprescindível estabelecer nas aulas de língua materna projetos que contribuam com o desenvolvimento de competências e habilidades para que o discente possa lidar com diferentes formas de desinformação. Assim, será possível formar alunos protagonistas, que saberão significar e ressignificar a informação que recebem.
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ARLENE ERCÍLIA DE JESUS INVENÇÃO
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O GÊNERO TEXTUAL CARTA ARGUMENTATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA AUTORAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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Orientador : RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
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Data: 26/Mar/2021
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Dissertação
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O domínio da leitura e da escrita em sociedades letradas é condição básica para uma atuação social participativa, independente e empoderada. Nesse cenário, a escola, enquanto via de acesso à cidadania, exerce papel fundamental na formação de leitores críticos e de escritores que não se caracterizam como meros reprodutores de ideias e de textos alheios, mas que exercem protagonismo social ao imprimir marcas autorais em sua produção. Contudo, não fornecer ao indivíduo as condições necessárias para que ele seja capaz de interpretar a sua realidade, recorrendo conscientemente a uma série de procedimentos, é uma forma de excluílo de muitas práticas socioculturais. Partindo desse pressuposto, este trabalho de pesquisa considera a importância de se estimular a leitura crítica desde a educação básica, para que o estudante seja capaz de elaborar seus próprios textos, visando à escrita autoral, ao mesmo tempo em que se afasta da cultura do plágio. Desta forma, pretende-se desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que promovam o letramento crítico e a competência autoral de uma turma de alunos da 2ª etapa/2ª fase/EJAEF, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchôa, em Aracaju/SE, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de participar ativamente e com ética nos bens culturais mediados pela leitura e pela escrita, e para a promoção do combate ao plágio desde a educação básica. A base teórica deste trabalho segue os estudos sobre Leitura e Escrita como práticas sociais (KLEIMAN, 1995; COULMAS, 2014), Letramento Crítico (BARBOSA & MACIEL, 2018; FREIRE, 1996; ROJO, 2009) Autoria (FOUCAULT, 2009; CHARTIER, 2012; POSSENTI, 2009, 2013), Competência Autoral (ANTUNES, 2003, 2016; KOCH, 2016) e Plágio (KROKOSCZ, 2014; WACHOWICZ & COSTA, 2016; COSTA & LIMA, 2018). Como produto para intervenção no ensino, foi criado um Caderno Pedagógico que apresenta uma Sequência Didática baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a partir do gênero textual Carta Argumentativa, cuja produção por parte dos alunos versará sobre o tema “qualidade de vida”. Espera-se como resultados, o desenvolvimento das atitudes voltadas para a constituição da competência autoral. Assim, a relevância desta pesquisa está em contribuir com o avanço das pesquisas vinculadas às competências em escrita, especialmente na EJA, no que se refere à importância da leitura crítica para a produção de textos, e buscar solucionar o problema em torno da quase que total ausência de autoria em textos escolares e da prática da cópia nesse ambiente.
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ROSINEIDE ANDRADE SANTOS
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A Mulher Negra no Contexto da Educação, Cultura e Arte: práticas de leitura e reflexões sociais a partir de um cordel de Izabel Nascimento
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Orientador : ALBERTO ROIPHE BRUNO
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Data: 25/Mar/2021
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Dissertação
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Trata-se de um projeto de intervenção relacionando a leitura do folheto de cordel “A Mulher Negra no Contexto da Educação, Cultura e Arte”, da autora sergipana Izabel Nascimento para a busca da implementação das Leis 10.639/03 e 11.655/08, valorizando a literatura popular na perspectiva da cultura afro-brasileira. Nessa perspectiva, construiu-se uma sequência didática a ser desenvolvida com estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola D. Pedro I, do município de Carmópolis, estado de Sergipe, tendo como fundamentação teórica as reflexões de Cosson (2010), Candido (1995), Pinheiro (2018), Roiphe (2013), entre outros, sobre a literatura, o ensino de literatura e a literatura de cordel, e as reflexões de Gonzales (2011), Lopes (2007), Ribeiro (2017, 2019), entre outros, sobre práticas antirracistas.
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MARIA NORMELIA DE FARIAS
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O texto teatral em sala de aula: da teoria à prática
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Orientador : ALBERTO ROIPHE BRUNO
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Data: 25/Mar/2021
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Dissertação
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Formar leitores literários em uma sociedade que exige cada vez mais criatividade, autonomia, rapidez, criticidade e aprendizado nas diversas áreas do saber se faz urgente para a formação do ser integral. Visando colaborar para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa no ensino fundamental, nessa jornada de letramento literário, este trabalho defende a importância do estudo do texto teatral e seus elementos composicionais em sala de aula por meio de leituras expressivas, para a formação de leitores proficientes, associando teoria à prática. Estudar as características e funções dos elementos composicionais do texto teatral é uma dinâmica do “aprender fazendo” que motiva no discente a prática de ler, interpretar, fazer inferências com maior segurança e de forma prazerosa. Com vistas a desenvolver leituras literárias, foi trabalhada a obra Coeteris paribus, do dramaturgo sergipano Cícero Alberto (1983). A metodologia foi de natureza qualitativa e está alicerçada nas reflexões de Candido (2004), Compagnon (2009), Todorov (2009), Rosenfeld (2004); nas teorias de leitura de Lajolo (2009), Marcuschi (2008), Koch (2015), Ferrarezi (2017); nas teorias teatrais de Betti (2002), Ryngaert (1996) e Vidor (2016). Com as informações coletadas no desenvolver deste trabalho de intervenção, foi elaborado um Caderno Pedagógico onde estão registrados todos os passos percorridos no estudo do texto teatral, com o objetivo de contribuir para a formação de leitores autônomos, críticos e reflexivos; conforme propõem a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e o Referencial Curricular do Estado de Sergipe (SERGIPE, 2018).
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CLAUDEVANIA SANTOS DE MENEZES SILVA
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A POESIA DE CECÍLIA MEIRELES NA SALA DE AULA: A CRIAÇÃO POÉTICA COMO EXPRESSÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO 6º ANO
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Orientador : ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
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Data: 25/Mar/2021
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Dissertação
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Este trabalho tem como finalidade subsidiar práticas pedagógicas que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, localizada na cidade de Lagarto-SE. O material utilizado no processo de ensino/aprendizagem serão poesias de Cecília Meireles, retiradas de sua obra OU ISTO OU AQUILO publicada no ano de seu falecimento, em 1964. Essas poesias serão textos motivadores para a criação poética dos discentes, principalmente, no tocante aos temas abordados na referida obra para o público infanto-juvenil, tais como: infância, casa da avó, imaginação, o mundo sob o olhar de uma criança, entre outros temas do universo infantil. Desse modo, as atividades elaboradas para a concretização desse projeto objetiva sensibilizar os alunos através do gênero textual poesia e imergi-los no universo da leitura e escrita, com ênfase na criação poética dos educandos. E, como contribuição para o Programa de Mestrado Profissional em Letras, produzir um caderno pedagógico com uma proposta de sequência didática que auxilie o professor do Ensino Fundamental na aplicação da literatura de Cecília Meireles na sala de aula com vistas à formação leitora e ao desenvolvimento da escrita dos discentes. Para o desenvolvimento desse projeto amparamo-nos no aporte teórico dos seguintes escritores: Cecília Meireles (1990), Rildo Cosson (2019); Neusa Sorrenti (2013), Hélder Pinheiro (2018); Antônio Cândido (1987); Tzvetan Todorov (2009), em dissertações anteriores de Almeida (2018), Araújo (2018), dentre outros autores.
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FERNANDA RODRIGUES
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COMPETÊNCIA LEITORA, MÚSICA E METÁFORA CONCEPTUAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DAS CANÇÕES DE LUIZ GONZAGA
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Orientador : LEILANE RAMOS DA SILVA
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Data: 24/Mar/2021
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Dissertação
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À luz de uma perspectiva sociocognitiva, nossos pensamentos e ações são guiados por estruturas metafóricas que se atualizam nas dinâmicas das relações socioculturais e, como tal, refletem o conjunto de valores circunscritos a um povo. A par desta concepção e considerando o papel da escola na formação integral do aluno, que tem na leitura um lugar especial, este estudo tem como objetivo estimular o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual João Batista Nascimento (Nossa Senhora do Socorro/SE) por meio da análise de metáforas conceptuais presentes nas canções do cantor Luiz Gonzaga. Para dar conta dessa proposta, valida-se uma sequência didática composta por cinco módulos cuja ênfase recai na identificação da metáfora e/ou expressões metafóricas e no reconhecimento dos efeitos de sentidos que elas atualizam nas canções a serem estudadas, com vistas ao aprimoramento da competência leitora dos discentes. O presente trabalho tem como produto final um caderno pedagógico que servirá de modelo para que os docentes de LP possam desenvolvê-lo em suas aulas. Tal sequência didática, intitulada “Desbravando o mundo da leitura através da metáfora conceptual nas canções de Luiz Gonzaga”, tem como base os estudos de Dolz et al (2004), que entendem a sequência didática como ferramenta promissora para o desenvolvimento da aprendizagem, e é dividida em cinco etapas: i) Conhecendo o gênero letra de canção; ii) Conhecendo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião; iii) Desbravando o mundo da leitura e da metáfora conceptual; iv) Jogo - Desvendando metáforas e v) Publicizando o trabalho. Do ponto de vista teórico, também ganham vez autores como: Lakoff e Johnson (1980), para os quais a metáfora é um fenômeno cognitivo-social; Sardinha (2007), para quem a linguagem é essencialmente metafórica; Chiavegatto (2002), que destaca as motivações sociocognitivas da Gramática; Marcuschi (2008), o qual pontua que os gêneros textuais fazem parte da nossa vida diária; Koch e Elias (2015), que versam sobre concepções de leitura; Leffa (1996), para quem a leitura é um sistema complexo; e Kleiman (2016), que entende a importância da formação de um leitor crítico.
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SARAH REGINA SANTOS DOS REIS
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O ESPAÇO NOS CONTOS DE ANTONIO CARLOS VIANA: DO TEXTO ESCRITO AO VÍDEO CRIATIVO POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
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Data: 24/Mar/2021
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Dissertação
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Comumente, cabe à escola a missão de evidenciar a essencialidade da leitura e da literatura para o ser humano e o poder transformador que possuem. Apoiamos esta visão principalmente em Antonio Candido (2004), o qual defende que a literatura é um direito a que todo e qualquer indivíduo deve ter acesso. Embora a contemporaneidade privilegie o contato com textos mais imagéticos e informativos, por rotular os literários como sendo complexos e de difícil interpretação, entende-se que os professores do ensino fundamental, especialmente, não devem negar esse direito ao aluno, e sim, intensificar a acessibilidade a esse bem. Além disso, na efetiva docência, mesmo o conto sendo um gênero textual bastante difundido no currículo da educação básica, percebe-se que muitos estudantes sentem dificuldades em sua leitura e interpretação, bem como na identificação de aspectos do gênero, a exemplo de elementos construtores do espaço/ambiente e sua implicância na formação da identidade do indivíduo. O presente projeto será realizado com a única turma do 9º ano do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, no município de Itabaianinha/SE, tendo como propósito principal promover uma experiência com a arte literária do contista sergipano contemporâneo Antonio Carlos Viana, enfatizando o elemento narrativo do espaço/ambiente ficcional nos contos “Santana Quemo-Quemo”, “Quando meu pai voltou” e “Dia de parir cabrito”, do livro Cine Privê (2009), de modo que fomente a formação de leitores capazes de compreender os sentidos dos textos e produzir outros de maneira significativa e crítica. A proposta de aplicação de uma sequência didática fundamentada e adaptada sob o modelo de Rildo Cosson (2009) prevê a elaboração/execução de um caderno pedagógico e a produção de vídeos-minuto, que facilitarão o alcance dos objetivos pretendidos nesta pesquisa e resultarão em um produto replicável por outros profissionais. Destarte, busca-se oportunizar aos estudantes o desenvolvimento de um letramento literário adequado, principalmente ao evidenciar a magnitude da obra de artistas locais como Antonio Carlos Viana, e com atividades pedagógicas que valorizam o campo artístico-literário. Como arcabouço teórico, predominam argumentos referentes ao letramento literário, formação do leitor e à literatura em geral (BOSI, 2015; CANDIDO, 2004, 2006 e 2012; COSSON 2009; FERNANDES, 2011; FREIRE, 2011; SOARES, 2011, STREET, 2014); e ao conto, espaço e autor escolhido (ALMEIDA, 2014; BACHELARD, 2008; DIMAS, 1987; FILHO, 2019; GANCHO, 2009; GOTLIB, 2006).
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KÁTIA NOVAES GUSMÃO
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O LETRAMENTO CRÍTICO E PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS NO GÊNERO CHARGE: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTIMODAL NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
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Data: 24/Mar/2021
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Dissertação
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As inovações midiáticas têm proposto textos dotados de diversificadas linguagens (anúncios, tirinhas, charges, memes, gifs, etc.), designados como textos multimodais, sugerindo reformulações nos processos de interação entre os sujeitos, letramentos e propostas de ensino. É primordial que o aluno capte a intertextualidade de múltiplas representações, atribua sentido, possa chegar às suas conclusões e possivelmente alcance práticas sociais de linguagem. A partir desse pressuposto, conduzimos a presente pesquisa no oitavo ano do Ensino Fundamental e caracterizamos nossa investigação com as perspectivas metodológicas da pesquisa-ação por Tripp (2005) e da pesquisa colaborativa por Ibiapina (2016). No tocante aos referenciais teóricos, alicerçamos este estudo com as seguintes concepções: Antunes (2003), Koch e Elias (2018) sobre a intertextualidade e os conhecimentos prévios; Ferrarezzi Jr. (2017) e Oliveira (2010) a respeito das concepções leitoras; Orlandi (2012) em relação à multimodalidade discursiva; Moretti (2011) e Romualdo (2000) com as noções sobre charge; Pietroforte (2020), Kress e Van Leeuwen (2006 [1996]) sobre conceitos imagéticos; Rojo (2009) com as perspectivas dos multiletramentos e letramento crítico, além de nos basearmos em parâmetros nacionais e locais, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo de Sergipe (2018), respectivamente, com as competências e habilidades inerentes ao nosso estudo. Ademais, apresentamos nossa proposta de produto final, um módulo didático (MD), embasado no gênero multimodal charge para promoção do letramento crítico dos estudantes concentrando temáticas sobre política e consciência socioambiental destinadas às práticas político-cidadãs. Essa ferramenta pedagógica poderá ser replicada por outros docentes de língua materna que busquem complementação no ensino de leitura voltado á multimodalidade e consecutivamente ao estímulo da autonomia do aprendiz.
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MAGNÓLIA PACHÊCO ANDRADE
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PRÁTICAS DE LEITURA(S) NO ENSINO FUNDAMENTAL: FÁBULAS E OUTRAS LINGUAGENS
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Orientador : TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
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Data: 23/Mar/2021
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Dissertação
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O trabalho com leitura em sala de aula tem despertado o interesse de muitos autores com propostas fundamentadas que buscam aprimorar a prática docente sobre a leitura dos textos e as práticas sociais da linguagem. O estudo dos gêneros da linguagem tem contribuído para que o aluno compreenda as diversas modalidades discursivas que permeiam o nosso cotidiano. Desse modo, os procedimentos de como trabalhar a leitura devem ser pensados e desenvolvidos em etapas, de modo a conduzir o aluno a lidar com o texto, considerando a funcionalidade do gênero e as suas peculiaridades. Isso posto, esta pesquisa objetiva contribuir para melhorar os níveis de leitura na formação escolar do aluno, bem como subsidiar a prática do professor no trabalho com o texto em sala de aula. Com esse intuito, será construído um Módulo Didático, com atividades pedagógicas, ancoradas em alguns textos, cuja seleção contemplou o estudo da fábula e outras linguagens, como vídeo, letra de música, texto informativo, o texto imagético, sobre os quais serão elaboradas questões com foco nas características, na produção e na recepção dos referidos gêneros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação que é justificada, principalmente, pelo seu caráter colaborativo e por apresentar características situacionais, na medida em que visa diagnosticar um problema específico numa situação específica, com a finalidade de alcançar algum resultado prático. Como embasamento teórico, consideramos os preceitos postulados por Paiva (2019), Marcuschi (2002), Cândido (2004), Dezotti (2018), Kleiman (2005), Koch (2018) e Rojo (2009), dentre outros. Com o desenvolvimento desta pesquisa, pretendemos promover a leitura como prática social. Para isso, utilizamos recursos pedagógicos, escritos, audiovisuais, explorando as diversas semioses presentes nos textos, com o intuito de que as atividades propostas sejam atrativas, prazerosas e eficazes no processo de ensino aprendizagem.
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JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS
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Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast
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Orientador : ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
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Data: 23/Mar/2021
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Dissertação
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A compreensão discursiva e a leitura argumentativa são pontos desafiadores no processo de ensino-aprendizagem, por se configurarem como elementos essenciais para o domínio efetivo da língua que exige o uso de procedimentos específicos de leitura em situações de interação com o discurso do outro. Diante disso, esta pesquisa foi elaborada visando ao aprimoramento das capacidades argumentativas dos estudantes com respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora e da leitura argumentativa e crítica em torno de discursos de natureza polêmica, de maneira que os estudantes pudessem identificar como os posicionamentos discursivos eram construídos e materializados em gêneros variados. A pesquisa foi realizada em três frentes: i. a partir da observação do modo como um assunto era colocado em questão; ii. por meio da perspectivação de temas; iii. pela construção de justificativas na sustentação e reforço de ideias. Esse trabalho teve como base os estudos de Grácio (2010) e Amossy (2017), e a metodologia de pesquisa-ação está alicerçada em Tripp (2005), nas reflexões de Lerner (2002) e na dinâmica didático-pedagógica de Muenchen e Delizoicov (2012) apud Azevedo e Freitag (2020). Para tanto, um projeto de leitura, com atividades embasadas em metodologias ativas, promovendo práticas de leitura argumentativa que facilitaram a identificação dos elementos que fundamentavam os posicionamentos discursivos, foi desenvolvido com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, em Lagarto, Sergipe. As atividades produzidas pelos estudantes, durante as aulas remotas devido ao isolamento social resultante da pandemia de Covid-19, levaram à composição do produto deste mestrado profissional em Letras: um módulo didático para auxiliar a prática pedagógica dos professores em sala de aula, no intuito de promover aprendizagens por meio de interação de ideias e experiências. Além disso, a pesquisa incluiu a produção de uma coletânea de episódios em podcast, em formato de mesa de discussão, sobre temas polêmicos escolhidos pelos estudantes. O programa “É hora de polemizar?” foi criado para que os estudantes pudessem refletir e discutir em torno de questões controversas em circulação na sociedade, e ainda produzir posicionamentos diante deles, favorecendo assim o aprimoramento em relação aos níveis de compreensão leitora, o exercício da leitura argumentativa e a participação social.
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NATANIEL BEZERRA DA COSTA HORA
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A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O CONTO CLARICEANO FELICIDADE CLANDESTINA E A PRODUÇÃO DE DOC-FILME NUMA TURMA DO 9º ANO
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Orientador : ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
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Data: 22/Mar/2021
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Dissertação
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Este projeto tem como premissa fundamental trabalhar a literatura de Clarice Lispector nas aulas de Língua Portuguesa, com o conto “Felicidade Clandestina”, no 9º ano B do Colégio Estadual Poeta “José Sampaio” (Carmópolis/SE), contribuindo assim com o letramento literário. A partir disso, formular um caderno pedagógico com uma sequência didática apresentando passos para o professor em sala de aula fazer um doc-filme a partir da leitura de textos literários, tomando o conto clariceano como exemplo. Trata-se de buscar desenvolver uma atividade de letramento literário, contribuindo dessa maneira para a formação leitora dos alunos do Ensino Fundamental nas séries finais. Para iniciar a elaboração do curta, o conto escolhido servirá de objeto de estudo e de base para os alunos conhecerem a obra da escritora em pauta, e também sua biografia. Assim, o aluno desenvolverá as vezes de leitor, pesquisador e protagonista da sua aprendizagem, pois para produzir o doc-filme terá que fazer uma pesquisa em grupo da vida e obra da escritora Clarice Lispector, ler o conto apresentado “Felicidade Clandestina” e produzir cautelosamente, sob a orientação do professor, o filme documentário. Depois de ter terminado a produção midiática, os discentes apresentá-la-ão em público para toda a turma e para os alunos convidados de outras classes, como culminância do projeto em culminância. Por fim, a mídia do doc-filme poderá ser disponibilizada em plataforma virtual para os professores da escola, site da SEED/SE e Profletras, como exemplo para os docentes que quiserem fazer a sequência didática descrita a partir da leitura e do acompanhamento do caderno pedagógico, que também será disponibilizado. Como teóricos consultados para discorrer sobre o letramento literário, sobre o papel da literatura humanizadora e a leitura libertadora, bem como sobre a escritora Clarice Lispector, foram consultados: Tfouni (2004); Candido (2004); Compagnon (2012); Dell’isola, (2007); kleiman (2014); Todorov (2009); Barthes (2013); Paulo Freire (2014), entre outros.
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FLÁVIA RENATA SANTOS DE JESUS
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INFERÊNCIAS SOCIOCULTURAIS EM FOTORREPORTAGEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
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Data: 22/Mar/2021
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Dissertação
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Ensinar a leitura e a escrita no ensino fundamental com vistas a tornar o estudante um cidadão crítico, capaz de construir conhecimentos e utilizá-los nas diversas situações comunicativas sociais é um contínuo desafio (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN e MORAES, 1999). Diante disso, torna-se essencial prospectar metodologias que auxiliem os estudantes a exercitar a atividade leitora diante dos mais variados textos, incluindo os verbo-visuais. Como o ato de inferir corresponde a um dos aspectos essenciais para a compreensão de textos verbais e não verbais (DELL’ISOLA, 1988, MARCUSCHI, 2008), esta pesquisa-ação, segundo Tripp (2005), voltada aos estudantes matriculados no 9º ano do Colégio Estadual Coelho e Campos, na cidade de Capela-SE, tem como objetivo geral desenvolver inferências por meio do gênero discursivo fotorreportagem, a partir de reflexões sociais, leitura de mundo e atividades diversificadas, práticas e participativas, a fim de formar leitores capazes de estabelecer relações entre elementos linguísticos explícitos e implícitos de um texto para, assim, extrair significado fundamentado e coerente dele. Metodologicamente, a pandemia mundial, que afetou a todos no ano de 2020 e perdura pelos dias atuais, provocou alterações no desenvolvimento da pesquisa. O plano de trabalho apresentado anteriormente previa a aplicação da proposta pedagógica em sala de aula presencial, seguida da análise e relatório final dos resultados obtidos. No entanto, com o fechamento das unidades escolares, não houve condições de tornar prático tal planejamento. Assim, a professora-pesquisadora partiu do desenvolvimento de uma sequência didática inicial (conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004)), para organizar um Caderno de Apoio à Aprendizagem destinado, especificamente, aos estudantes, a fim de colaborar com práticas didáticas de aquisição do conhecimento cujas finalidades estejam relacionadas ao objetivo geral proposto neste trabalho de pesquisa. O referido material consiste no produto decorrente do Metrado Profissional em Letras e encontra-se no apêndice desta dissertação.
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