Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLISSON SILVA DE ANDRADE
DATA: 17/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconferência 408B - DID VII
TÍTULO: De banzo e de esperança: contranarrativa teológica afrodiaspórica nas músicas da missa dos quilombos
PALAVRAS-CHAVES: Música negra; Milton Nascimento; Teologia Negra; Cultura afrodiaspórica; Relaçõesraciais.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:
Em 1982, o cantor e compositor Milton Nascimento lançou o álbum intitulado “Missa dosQuilombos”, homônimo ao evento litúrgico ocorrido há poucos meses, em Recife, para o qual o repertóriodo disco foi especialmente criado. A sua temática se assenta na articulação entre um rito católico e umsímbolo da organização política e social negra contra a colonização e o racismo, também remetendo auma memória da escravidão. Nesse sentido, as músicas sugerem a existência de uma identidade negraatravessada pela religiosidade cristã e ao mesmo tempo comprometida politicamente com a lutaantirracista. Partindo do pressuposto de que a obra em pauta não só reproduza, mas contribuaproativamente com o imaginário social e religioso da comunidade negra cristã e antirracista, tomo comoobjetivo geral analisar o álbum “Missa dos Quilombos”, buscando identificar os discursos comunicadospela via musical que potencialmente produzem uma contranarrativa teológica afrodiaspórica resultantedas articulações entre luta antirracista e mensagens cristãs. Para realizar a análise, primordialmenterecorro ao sociólogo britânico Paul Gilroy e a sua elaboração teórica sobre o Atlântico Negro, tendo emvista a formação intercultural e transnacional da experiência social e cultural afrodiaspórica. No primeiromomento, busquei situar o disco “Missa dos Quilombos” no circuito do Atlântico Negro, conectando a obraa sujeitos e narrativas similares de variados contextos históricos, sobretudo no período pós-abolição. Emseguida, investiguei o processo de constituição do álbum em pauta, analisando a sua importância e osseus aspectos culturais e políticos afrodiaspóricos, tendo em vista a relação do seu repertório musicalcom o contexto social do período imediatamente anterior e a sua circulação nos anos posteriores nasociedade brasileira e no circuito transnacional. Por fim, pretendo analisar as músicas da “Missa dosQuilombos”, destacando a produção de uma contranarrativa teológica afrodiaspórica, antirracista eanticolonial, que antecipa alguns dos elementos e pressupostos da reflexão teológica negra brasileira.