Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE RIBEIRO DE JESUS

DISCENTE: JAQUELINE RIBEIRO DE JESUS
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Probio
TÍTULO: Avaliação da atividade biológica da baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)
PALAVRAS-CHAVES: Schinopsis brasiliensis, Antioxidante, Antimicrobiano, Compostos fenólicos, Metabólitos
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A baraúna Schinopsis brasiliensis Engl. é uma árvore êndemica do semi-árido e encontradatipicamente no bioma caatinga. É usada para tratamento como anti-inflamatório em geral, as plantas do gêneroShinopsis apresenta uma grande variedade de metabólitos bioativos. As plantas medicinais têm enormerelevância nos mais diversos aspectos da sociedade, o contexto da utilização de plantas medicinais pelo homemé relatado desde a pré-história até a contemporaneidade. Estudos na literatura demostram atividades biológicasidentificadas com enfoque na família Anacardiaceae relatando propriedades antioxidantes, além de substânciasbioativas também identificadas no grupo, destacando-se compostos fenólicos e flavonoides e tendo relevânciasua utilização devido sua alta atividade antioxidante. O objetivo do trabalho foi avaliar o extrato fração de etilada Schinopsis brasiliensis em relação a atividade antimicrobiana, antioxidante, compostos fenóis totais eflavonoides totais. Metodologia: a atividade antimicrobiana dos extratos da baraúna foi analisada frente a seisbactérias com o uso das técnicas de difusão em ágar e microdiluição em caldo. Para a análise da atividadeantioxidante foi empregado o ensaio de eliminação de radicias livres de DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazil), e doteor do conteúdo de compostos fenois totais estimados com a curva padrão de ácido gálico. A determinação doteor de fenóis totais feita utilizando o método de Folin-Ciocalteau e o método do cloreto de alumínio foi usadopara determinar o teor de flavonoides usando um padrão de quercetina.

Interno - 3553547 - BRANCILENE SANTOS DE ARAUJO
Presidente - 2335200 - CHARLES DOS SANTOS ESTEVAM
Externo ao Programa - 1309018 - SAMUEL BRUNO DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 11/11/2022 17:13