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Banca de DEFESA: DIEGO RODRIGUES DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO RODRIGUES DA SILVA SANTOS
DATA: 24/01/2022
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/ciq-xrqd-pja
TÍTULO: ANÁLISE DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE SOB O ENFOQUE DA CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Carta de Serviços ao Usuário. Instituto Federal de Sergipe. Serviços Públicos. Transformação Digital.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO:

A temática da Transformação Digital tem sido incorporada pelas instituições nas últimas décadas, sobretudo em razão dos avanços na área da Tecnologia da Informação, que permitiram que serviços antes acessíveis apenas presencialmente pudessem ser disponibilizados à distância, em meio digital, de modo que os usuários pudessem acessá-los e ter as respostas necessárias quase que autonomamente, com o mínimo de intervenção humana. No âmbito da Administração Pública Federal (APF) também houve a necessidade desse enfrentamento, já que a Transformação Digital aproxima a sociedade dos serviços públicos prestados, reduz custos e proporciona respostas mais rápidas à população. Em se tratando do Poder Executivo Federal, o processo de Transformação Digital atualmente está inserido na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que engloba, dentre outros instrumentos, a Carta de Serviços ao Usuário, importante instrumento de controle social da APF segundo os conceitos introduzidos pela Lei nº 13.460/2017, que institucionalizou normas de proteção e promoção da participação e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, prestados direta ou indiretamente pela APF. Nessa linha, o presente estudo analisa o processo de Transformação Digital do Instituto Federal de Sergipe, sob enfoque da sua Carta de Serviços ao Usuário. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos com os principais serviços constantes na Carta, sendo possível caracterizar o estudo como qualitativo, com uso da pesquisa documental e de entrevistas, além de Cartas de outras entidades que compõem o APF. Foram identificadas inconsistências entre os serviços ofertados e aqueles disponibilizados na Carta de Serviços ao Usuários, em verificação realizada no portal Gov.br, do Poder Executivo Federal, para assim evidenciar como ocorre essa efetiva Transformação Digital dos serviços prestados pelo órgão e propor melhorias nesse importante instrumento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRA CARLA CEOLIN
Externo à Instituição - JORGE DA SILVA CORREIA NETO
Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Externo à Instituição - MÔNICA XIMENES CARNEIRO DA CUNHA

Notícia cadastrada em: 10/01/2022 10:44
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