|
Descrição |
|
|
-
CIRO BRASIL DE ANDRADE
-
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL (PPA) E DO ORÇAMENTO NO GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE: DESAFIOS PARA A TRANSPARÊNCIA.
-
Orientador : NAPOLEAO DOS SANTOS QUEIROZ
-
Data: 20/12/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento são os alicerces do planejamento estatal no Brasil. Ter acesso a dados e informações que permitam acompanhar a implementação das políticas públicas neles previstas é um direito do cidadão, que nem sempre é respeitado. Este trabalho é um estudo de caso, de cunho qualitativo, que tem como objetivo investigar se os instrumentos de Monitoramento e Avaliação (M&A) do planejamento orçamentário (PPA, LDO e Orçamento), adotados pelo Governo do Estado de Sergipe, são acessíveis e úteis para que o cidadão possa acompanhar a implementação dos programas e ações governamentais – atendendo, assim, aos requisitos de transparência da Lei de Acesso à Informação - LAI. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com atores-chave no processo de planejamento, utilizando-se da análise de conteúdo de Bardin para tratamento dos dados. O referencial teórico discutiu a questão da transparência, assimetria de informação – com ênfase à Teoria da Agência – e conceitos de monitoramento e de avaliação no contexto das políticas públicas. A conclusão é de que os instrumentos de M&A do planejamento orçamentário ainda são incipientes, herméticos e pouco acessíveis, com predominância de um viés financeiro e fiscal. Não atendendo, assim, plenamente as exigências de transparência da LAI. Também ficou evidente que as práticas de M&A e de transparência são prejudicadas pelo baixo grau de consolidação do arranjo institucional de planejamento no Governo do Estado. Ao final são apresentadas algumas propostas para maior efetivação dessas práticas no âmbito do planejamento governamental.
|
|
|
-
ROSANGELA DOS SANTOS
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL E IDENTIDADE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE CONCEDIDO À PRAÇA SÃO FRANCISCO, EM SÃO CRISTÓVÃO-SERGIPE.
-
Orientador : RIVALDO SAVIO DE JESUS LIMA
-
Data: 19/12/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho se propõe a analisar o processo de implementação de políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural e sua possível relação com a identidade da comunidade de São Cristóvão-SE, tendo em vista que o ponto de partida do estudo seja a concessão à Praça São Francisco do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, ocorrida no ano de 2010. Buscou-se, durante a pesquisa, identificar as ações públicas que de alguma forma envolvam aspectos da gestão do patrimônio cultural tombado e estímulo à identidade da população, dos cidadãos; realizar levantamento de dados em campo e apreender meios facilitadores para uma maior participação popular nas decisões acerca do patrimônio cultural tutelado. Acredita-se, principalmente, que ao realizar as entrevistas foi possível captar a percepção das pessoas acerca da execução de tais políticas, obter um contraponto social e rico para elucidar caminhos e abordagens, bem como propor discussões para a viabilidade de tal tema. Foi utilizada como metodologia, a aplicação de entrevistas semiestruturadas à população e aos gestores públicos, com o emprego do método da análise de conteúdo de Bardin para a execução da análise de dados obtidos, além da pesquisa documental.
|
|
|
-
PATRICIA TAVARES DE ARAÚJO
-
Governança pública na Universidade Federal de Sergipe: uma análise angular da relação entre Auditoria Interna, Conselho Universitário e alta gestão
-
Orientador : RIVALDO SAVIO DE JESUS LIMA
-
Data: 06/12/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem por objetivo analisar em que aspectos a relação entre a cúpula administrativa (Conselho Universitário e alta gestão) e a Auditoria Interna/AUDINT da Universidade Federal de Sergipe/UFS alinha-se com as diretrizes propostas pela governança pública. O marco teórico foi estruturado em quatro partes: breve histórico da administração pública brasileira; governança pública – conceitos e elementos estruturantes; as auditorias internas nas instituições federais de ensino superior; e aplicabilidade da governança pública na UFS. A metodologia aplicada foi o estudo de caso único com abordagem qualitativa. As fontes de pesquisas utilizadas foram análise documental, observação direta e participante, análise de registros e realização de entrevistas, sendo os dados obtidos analisados pela técnica da Bardin. O modelo técnico eleito para comparação dos fluxos de processos entre Auditoria Interna e cúpula administrativa da UFS foi o International Professional Practices Framework/IPPF, desenvolvido pelo The Institute of Internal Auditor/IIA. Os resultados evidenciaram que: o regimento interno da Auditoria Interna carece de elementos essenciais estabelecidos pelo IPPF (missão, responsabilidades, impedimentos e livre acesso ao Conselho Universitário); o fluxo de reporte dos relatórios de auditoria é destinado, precipuamente aos gestores da instituição, sendo precária a interação entre AUDINT e CONSU; o foco da atuação da AUDINT são as atividades meio da instituição, cobrindo apenas de modo parcial o planejamento estratégico da instituição; existe um isolamento entre as ações da AUDINT e da cúpula administrativa, em especial do CONSU que não utiliza os relatórios da AUDINT para tomada de decisões estratégicas. Ante a necessidade de aprimoramento da interação entre a AUDINT e a cúpula administrativa da UFS, apresenta-se um plano de ações inspirado nas diretrizes que regem a governança pública.
|
|
|
-
ANDRÉA CRISTINA ANDRADE MACÊDO
-
Análise da Situação Financeira e Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe
-
Orientador : JUSSARA MARIA MORENO JACINTHO
-
Data: 05/12/2016
-
Dissertação
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O pagamento dos benefícios previdenciários de inativos e pensionistas do Regime Próprio do Estado de Sergipe - RPPS/SE tem crescido num ritmo muito maior que o aumento da arrecadação. Com isso, o governo estadual vem aumentando, significamente, nos últimos anos, o percentual da despesa pública relacionada à previdência social dos seus funcionários públicos, canalizando recursos que deveriam ser investidos em programas sociais para sustentar um sistema sem suporte financeiro. Este aumento do gasto público relacionado à previdência dos funcionários públicos estaduais tem provocado grandes discussões sobre o impacto desta despesa nas contas públicas e em relação à não sustentabilidade do seu regime próprio de previdência social. O enfrentamento desta questão precisa ser feito, já que o déficit previdenciário existente é uma realidade danosa para os cofres públicos. Porém, esta não é uma questão fácil de ser enfrentada, há enorme resistência dos servidores públicos com a perda de benefícios previdenciários, e, além disso, as soluções propostas não trazem resultados imediatos nas contas públicas. O presente trabalho tem o intuito de analisar o crescente déficit previdenciário do RPPS/SE e discutir algumas medidas necessárias para diminuí-lo. Em princípio, buscaremos entender a evolução do sistema previdenciário em Sergipe, identificar as origens do déficit e compreender o impacto desta despesa nas contas públicas do Estado. Ao fim do trabalho são indicando alguns pontos de discussão em busca da redução do déficit.
|
|
|
-
DANIELA CERQUEIRA MORAES
-
O USO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: ESTUDO DE CASO NA FIOCRUZ
-
Orientador : RIVALDO SAVIO DE JESUS LIMA
-
Data: 29/11/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa aborda o uso da avaliação de desempenho individual como ferramenta para promover o desenvolvimento profissional dos servidores da FIOCRUZ, no contexto em que a maioria das organizações públicas utilizam a avaliação apenas para cumprimento de requisitos legais. O embasamento teórico revisou a formação histórica dos modelos gerenciais do Estado brasileiro e sua influência na evolução dos modelos de gestão de pessoas e de avaliação de desempenho na administração pública federal. Lançados esses referenciais analíticos, desenvolve-se um estudo de caso com objetivo de analisar os processos de avaliação de desempenho e desenvolvimento, produzir diagnóstico sobre a execução desses processos e propor plano de ação para que a avaliação de desempenho individual da FIOCRUZ seja utilizada como ferramenta para o desenvolvimento dos seus servidores. Utilizando-se da pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e de campo, coletou-se os dados através da observação participante, dos documentos institucionais e das entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que apesar da instituição realizar o processo de avaliação de desempenho há mais de quinze anos, o modelo ainda apresenta limitações que comprometem a equivalência dos resultados à realidade organizacional, impedindo a sua utilização como insumo para desenvolvimento da força de trabalho. Desvincular a remuneração mensal do processo de avaliação, sincronizar o ciclo avaliativo à programação orçamentária, melhorar o sistema de informação gerencial e conscientizar avaliados e lideranças, foram algumas das alternativas apresentadas para mudar o foco do processo de resultados para desenvolvimento profissional.
|
|
|
-
JAMILLE MUNIZ FEITOSA
-
ANÁLISE DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO PARA O CAMPUS DE LARANJEIRAS
-
Orientador : KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
-
Data: 21/11/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Com a ampliação das vagas no ensino superior público brasileiro, a evasão também tem aumentado, o que infere um problema a ser tratado com atenção pela gestão da educação superior. O presente trabalho tem como objetivo principal realizar um diagnóstico acerca da evasão nos cursos de graduação do Campus de Laranjeiras, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a fim de apontar a influência de variáveis relacionadas a fatores internos e externos à instituição, como também fatores referentes às características individuais do aluno para a ocorrência da evasão. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos, calculado a frequência e realizadas as análises descritivas. Os resultados apresentaram o perfil dos evadidos, em sua maioria, como: do gênero feminino, com média de trinta anos, cor parda, renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos, não cotista e recém-ingressantes.
|
|
|
-
REGIS RENNER VASCONCELOS MALTA JUNIOR
-
A formatação da Ouvidoria dentro do contexto da governança pública: uma proposta para a Ouvidoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
-
Orientador : RIVALDO SAVIO DE JESUS LIMA
-
Data: 31/10/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Este relatório de pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta para regulamentar e estruturar a Ouvidoria do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (IFS) para atuar como instância interna de apoio à governança. A primeira parte do relatório trata da evolução da relação entre cidadão e Estado com a ascensão dos processos de democratização e os impactos desse cenário nos paradigmas de gestão do patrimônio público. Em seguida são expostos como os conceitos de governança, accountability, participação e controle social relacionam-se com as atividades de ouvidoria e por último discute-se o papel da Ouvidoria, sua forma de organização e a importância de estar amparada em um modelo de gestão. A estratégia de pesquisa é classificada como um estudo de caso de cunho exploratório, cuja unidade de análise é a organização da Ouvidoria do IFS. O resultado do trabalho é uma proposta de regimento interno cujo foco principal é a transformação institucional da ouvidoria por meio de um desenho que a desloque de seu estágio de subordinação e submissão a lógica burocrática-patrimonialista preponderante no IFS. Destacam-se no documento o enriquecimento de atribuições, o novo procedimento de seleção, a constituição de mandato e prerrogativas, além de aspectos de pertinentes à gestão operacional. O conteúdo abordado na proposta de regimento foi subsídio para a segunda entrega do projeto, a Carta de Serviços ao Cidadão da Ouvidoria. Para compatibilizar o Estatuto e o Regimento Geral do IFS com o modelo de ouvidoria proposto, são sugeridas alterações nesses normativos. Espera-se que com a adoção do modelo proposto a ouvidoria exerça a crítica social ao sistema administrativo, supere a dominação patrimonialista dentro do espectro de uma gestão pública participativa com acesso pleno do cidadão. Desta forma, será possível legitimar a governança pública como manifestação da vontade popular, especialmente em uma instituição cuja finalidade é contribuir para o devenir humano.
|
|
|
-
VANYLDO BERNARDINO DE OLIVEIRA JÚNIOR
-
POLÍTICA PÚBLICA DE INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
-
Orientador : MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
-
Data: 18/10/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O ensino superior brasileiro vem passando por um intenso processo de expansão. Políticas públicas destinadas ao crescimento do número de matrículas e universidades estão sendo implementadas desde o ano 2004, período em que o Programa Expandir foi iniciado pelo governo federal. Entre os objetivos destas ações está a democratização da universidade pública e para que este processo ocorra da forma mais eficiente possível, o governo federal buscou, prioritariamente, interiorizar as instituições de ensino superior. A Universidade Federal de Sergipe, por sua vez, começou sua expansão no ano de 2006 por meio da implantação de uma unidade no agreste do Estado. Atualmente, a universidade conta com quatro campi interiorizados e quatorze polos de educação à distância em diferentes localidades. A criação de unidades descentralizadas implica no surgimento de novas demandas e desafios para a instituição, assim sendo, o monitoramento deste processo em suas diferentes dimensões permite que a gestão possa identificar os pontos que necessitam de melhorias e reaplicar as boas práticas. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso que objetiva analisar as condições com que o processo de interiorização da Universidade Federal de Sergipe está sendo implementado. Quanto a sua natureza, a pesquisa classifica-se como qualitativa e descritiva, já a coleta dos dados deu-se por meio de pesquisa documental e de entrevistas com os principais gestores envolvidos na administração e na implantação dos campi interiorizados. Durante a realização do diagnóstico organizacional constatou-se que existem disfunções administrativas que prejudicam o desempenho das gestões dos campi analisados, como também, alguns indicadores acadêmicos apresentaram resultados insatisfatórios. Verificou-se ainda a necessidade de ajustes na estrutura física de algumas unidades, fato percebido como um obstáculo à evolução acadêmica da universidade no interior do Estado. Apresenta-se, por fim, um plano de ação que objetiva minimizar estes reflexos negativos enfrentados pelos gestores que atuam nas unidades descentralizadas da universidade.
|
|
|
-
MARCIO DE SOUZA COSTA
-
Expansão do Instituto Federal de Sergipe: uma análise sobre resultados alcançados na fase II
-
Orientador : MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
-
Data: 17/10/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O estudo aborda resultados alcançados na expansão do Instituto Federal de Sergipe, consequência da política de educação profissional e tecnológica promovida pelo MEC, que possibilitou a criação dos campi Itabaiana, Estância e Nossa Senhora da Glória. O objetivo da pesquisa foi analisar o desempenho de indicadores acadêmicos e o nível de cumprimento à Lei 11.892/2008. Autores como Pacheco e Frigotto deram suporte ao referencial teórico. Foram explorados documentos institucionais, como o PDI e relatórios de gestão para obtenção de dados dos três campi, que para os indicadores acadêmicos teve resultados comparados a outros três grupos: média brasileira, média dos institutos federais do nordeste e dados consolidados do IFS, todos referentes ao período compreendido entre os anos de 2011 a 2014. O desafio foi construir um diagnóstico da situação atual encontrada nas unidades de ensino, que apesar de terem sido inauguradas há cinco anos, apresentaram lacunas ou distorções que instigaram a realização de planos de ação específicos, com elementos promotores para a melhoria da gestão, contribuindo, portanto, na capacidade reativa do IFS em ter um desempenho alavancado. Exceto para o indicador Retenção do Fluxo Escolar, que apresentou boa situação, os demais índices apresentaram comportamentos críticos. Já em relação às exigências da legislação, constatou-se que cursos de pós-graduação não estão sendo ofertados pelos campi. Novas pesquisas devem ser promovidas, principalmente com o intuito de verificar se a instituição adotou as boas práticas recomendadas neste estudo.
|
|
|
-
ELVIS LIMA MOURA DA SILVA
-
"Gestão pública associada: um estudo sobre o Consórcio Público do Agreste Central Sergipano"
-
Orientador : ROZANA RIVAS DE ARAUJO
-
Data: 13/10/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu como uma de suas metas o encerramento de todos os lixões existentes no país até 2014. Em 2016, 75% dos municípios sergipanos ainda destinam os resíduos coletados em áreas ambientalmente inapropriadas. Entre diversos instrumentos propostos pela PNRS para a solução desse problema por parte dos municípios, especialmente os de pequeno e médio porte, apresenta-se a formação de consórcios intermunicipais para a gestão associada dos resíduos sólidos urbanos, dada a insuficiência de recursos humanos e financeiros para a cobertura de despesas, sobretudo com a destinação final, além da possibilidade de redução de custos com o aumento da escala administrada. O presente relatório técnico investigou como está estruturado o Consórcio Público do Agreste Central Sergipano, criado para gerenciar o setor em vinte municípios na região. Buscou-se apresentar o panorama regional do setor de resíduos sólidos e expor o balanço da gestão e da governança na autarquia intermunicipal, sob três dimensões: político-administrativa, financeiro- orçamentária e controle. Quanto à gestão, o consórcio apresenta-se com estrutura adequada à legislação vigente, porém ainda limitada quanto ao planejamento institucional e ao funcionamento de órgãos internos importantes como a Câmara de Regulação. A estrutura de governança mostrou-se insuficiente, carecendo de priorização, sobretudo quanto à institucionalização do controle social e da participação, através do funcionamento de órgãos como Ouvidoria, Controle Interno e adequações das ferramentas de transparência dos atos e acesso à informação. O relatório é finalizado com o destaque para a viabilidade da gestão consorciada dos resíduos sólidos na região e com uma proposta de ação voltada para a melhoria das estruturas de gestão e governança do Consórcio.
|
|
|
-
ALEXANDRE ALVES FEITOSA
-
ANÁLISE DO PERFIL INSTITUCIONAL DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU
-
Orientador : ROZANA RIVAS DE ARAUJO
-
Data: 11/10/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Os Conselhos de Saúde são organismos institucionais inseridos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de implementar os ideais de democracia participativa que moveram o movimento sanitário na busca pela democratização e universalização das políticas públicas de saúde no Brasil. Passadas mais de duas décadas desde de sua institucionalização, ainda não é possível afirmar a consolidação dos Conselhos de Saúde como organismos com atuação efetiva na formulação, fiscalização e controle das políticas públicas de saúde. Na presente pesquisa, buscou-se analisar o perfil institucional do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS) e sua potencial capacidade de intervir positivamente nos destinos do SUS em âmbito local. Com base no estudo de quatro dimensões – representatividade, organização, planejamento do SUS e autonomia – construiu-se uma matriz de indicadores inspirados nas recomendações da Resolução CNS nº 453/2012, bem como em trabalhos anteriores que abordaram temas assemelhados. Cada indicador reflete um aspecto institucional do CMS e foi avaliado em termos objetivos – “atende” (1) ou “não atende” (1) – com base na análise de documentos públicos elaborados pelo órgão, a exemplo de seu regimento interno, atas de reunião e legislação de regência. Dispostos na matriz, os resultados individuais de cada indicador revelam que, no geral, o CMS apresenta bom desempenho, havendo, entretanto, a necessidade de se corrigirem algumas inconsistências, a fim de adequar a instituição aos cânones legais e regulamentares que a regem. Os problemas mais graves, que exigem medidas de curto prazo – menos de 6 (seis) meses – foram selecionados para compor o plano de ação, o qual será apresentado ao CMS para que avalie a oportunidade e conveniência de se adotarem as soluções sugeridas ou deliberarem acerca de outras medidas, uma vez que, em razão dos princípios participativo-deliberativos que orientam o órgão, não possível a formulação de nenhuma solução apriorística.
|
|
|
-
ADELAIDE DE ANDRADE FRANÇA MARTINS
-
CONTROLE SOCIAL E USO DA RAZÃO PÚBLICA: O CASO DA OUVIDORIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
-
Orientador : JUSSARA MARIA MORENO JACINTHO
-
Data: 03/10/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa aborda as ouvidorias públicas como instrumento de controle social na Administração Pública, no contexto das mudanças ocorridas com o processo de redemocratização do país após a Constituição de 1988, não só com a democracia representativa, mas também a democracia participativa. O desafio atual não é mais de como se processa a gestão das ouvidorias, mas saber qual a efetividade desse instituto para a melhoria da prestação dos serviços públicos. Autores como Lyra, O’Donnell e Cardoso, deram suporte ao referencial teórico. Trata-se de estudo de caso e teve como objetivos analisar a atuação da ouvidoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) enquanto instrumento de controle social e as dificuldades encontradas para a sua gestão efetiva. Quanto à metodologia a pesquisa é descritiva, explicativa, bibliográfica, documental e de campo. A amostra foi definida como não probabilística por acessibilidade. Quanto às técnicas de coleta de dados utilizou-se o questionário, artefatos como formulário de manifestações, relatórios de gestão da UFS e da Ouvidoria. O tratamento dos dados foi feito com uso da estatística descritiva simples e da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que a comunidade interna não conhece as funções da Ouvidoria, mas acredita no seu potencial como mediadora na resolução de conflitos. Manifestações respondidas com atraso ou sem resposta foi o ponto mais crítico e que gera maior insatisfação dos usuários. Articular melhor a comunicação com os setores, alterar a norma interna, traçar um plano de divulgação e capacitar a equipe na área de gestão, foram algumas das sugestões apresentadas.
|
|
|
-
GABRIEL BARRETO DE MELO
-
POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL E METAS DE DESEMPENHO: DIAGNÓSTICO DA REGIÃO NORDESTE E PROPOSTAS DE AÇÃO
-
Orientador : NAPOLEAO DOS SANTOS QUEIROZ
-
Data: 29/09/2016
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB constitui como um dos mais relevantes mecanismos de mensuração do desempenho escolar no Brasil na atualidade, podendo ser gerado em nível nacional, estadual, municipal, redes escolares e até mesmo em escolas. O referido indicador também é gerado considerando as fases escolares dos anos iniciais, anos finais e ensino médio. Com o objetivo de melhorar o desempenho da educação básica no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP definiu metas individualizadas para cada nível de mensuração. Considerando os valores do IDEB referentes aos anos finais do ensino fundamental, o Nordeste brasileiro apresentou diversos Estados que não alcançaram as metas definidas pelo INEP para 2013. Nesse contexto, o presente estudo busca diagnosticar fatores relacionados aos insuficientes desempenhos, bem como sugerir ações, com o objetivo de melhorar os indicadores educacionais na referida região brasileira. Por meio de metodologia quantitativa utilizando dados provenientes do INEP, foram verificadas relações entre diversas variáveis. Constatou-se que nos Estados com menores médias em IDEB, a presença de defasagem escolar apresentava-se alta. Verificou-se ainda que a utilização de baixas taxas de rendimento não está associada a melhores resultados em proficiência mensurada pela Prova Brasil. Com base em tais resultados, foram sugeridas propostas para que o Poder Público dos Estados da região Nordeste possa pautar-se com o intuito de elevar o desempenho estudantil, especialmente nas Unidades Federativas em situações mais preocupantes.
|
|