Banca de QUALIFICAÇÃO: FRED AMADO MARTINS ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRED AMADO MARTINS ALVES
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Auditório do PRODEMA/UFS
TÍTULO: APLICABILIDADE DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO PODER EXECUTIVO FEDERAL: A PERSPECTIVA DAS UNIVERSIDADE FEDERAIS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública; Política Pública; Mediação de Conflitos; Universidade Federal.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O objetivo da presente pesquisa é analisar a aplicabilidade da mediação de conflitos nas universidades federais. Pretende-se investigar se a existência de política pública ou programa governamental favorece a implantação de câmaras de mediação de conflitos nestes órgãos. Deste modo, o universo de pesquisa constitui o conjunto das universidades federais brasileiras. Quanto ao método de abordagem que define a base lógica da investigação, trata-se do hipotético dedutivo. Quanto ao método de procedimentos (meio técnico de investigação), a pesquisa caracteriza-se como comparativa, uma vez que procederá a comparação dos sistemas de mediação de conflitos existentes nas universidades entre si. Do ponto de vista de sua natureza, define-se a pesquisa como aplicada, porque objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática nas universidades. No que concerne à forma de abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, porque os aspectos mais profundos do problema apresentado serão analisados e interpretados mediante a descrição da complexidade dos conflitos, da legislação e dos sistemas de gestão das universidades federais. Considerando os procedimentos técnicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, porquanto a investigação concentra-se em documentos oficiais de órgãos públicos e na literatura referente ao tema abordado. Conquanto aos objetivos, a pesquisa também pode ser caracterizada como exploratória e descritiva, contemplando pesquisa de campo para investigação empírica e consequente explicação dos elementos que compõem os fenômenos. Serão utilizadas entrevistas estruturadas e/ou semi-estruturadas. Para análise das entrevistas, as respostas serão categorizadas de acordo com a análise de conteúdo. Ao se considerar que o método da mediação de conflitos interpessoais não é adotado pela maioria das universidades federais, almeja-se proceder a um levantamento qualitativo e analítico das universidades que possuem algum mecanismo ou prática de mediação de conflitos, com vistas a extrair e catalogar as melhores práticas. Ao final, espera-se propor um formato de mediação de controvérsias que possa ser aplicado em todas as universidades, observando-se as adaptações necessárias em cada uma delas.

Presidente - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 140555 - MARCOS CABRAL DE VASCONCELLOS BARRETTO
Externo ao Programa - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES