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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTHA GEORGYA DE BARROS E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTHA GEORGYA DE BARROS E SILVA
DATA: 08/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Prodema on line
TÍTULO: Infâncias urbanas e experiências de cidadania a partir do espaço público
PALAVRAS-CHAVES: Criança. Infâncias urbanas. Cidade. Espaço público. Cidadania infantil
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A temática infâncias vem sendo estudada por pesquisadores dos mais diversos campos do conhecimento ao redor do mundo. Na tentativa de situá-lo sob perspectivas que avancem sobre a visão tradicional de temática conceitualmente ligada à família e à escola, esta pesquisa abre-se para novas narrativas e olhares, colocando a cidade e o espaço público como elementos importantes que podem se conectar ao tema como vias potentes de aprendizado e formação da cidadania infantil contemporânea. Como ponto de partida, entendemos que infância é plural, híbrida, o que se justifica pelos diferentes contextos sociais, culturais que concorrem com as inúmeras possibilidades de ser criança (JENKS, 1982). Que constitui um dos grupos sociais mais sensivelmente afetados por fatores como pobreza e exclusão social no contexto globalizante da sociedade neoliberal, que reproduz um paradigma de invisibilidade (TOMÁS E SOARES, 2004). Entendemos a criança como um ser sob a perspectiva do Dasein, Heidegger (2008) e como agente e construto social e histórico (JENKS,1982). Consideramos o aspecto relacional e simbólico do espaço na perspectiva de Santos (2000), Massey (2008), Leite (2009;2010) e Löw, (2014; 2017; 2020) e a cidade como um meio potente de educação transformadora (PAULO FREIRE, 1992,1997), capaz de proporcionar experiências e aprendizados operados por diferentes agentes. Sobre a ideia de experiência, tomamos como base as obras de Walter Benjamin (1985; 2009) e Larrosa Bondía (2002; 2006 e 2011). Na construção argumentativa sobre cidadania infantil nos amparamos em Sarmento, Soares e Tomás (2004) e Sarmento (2018). As pesquisas de Lansky (2006; 2012), Dias e Ferreira (2015) e Müller (2006; 2017), dentro da produção dos Estudos Sociais da Infância no Brasil, têm nos auxiliado a situar o aprendizado da cidadania como processo coletivo e possível enquanto prática social cotidiana da criança com a cidade. “Infâncias urbanas e experiências de cidadania a partir do espaço público” é uma pesquisa teórico-descritiva, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos é bibliográfica e documental, que tem experimentado a fenomenologia de Ponty (1999) e Heidegger (2008) em uma incursão empírica com crianças no trabalho. Como objetivo geral, a pesquisa se propõe a analisar a relação entre experiências de apropriação do espaço público pela criança e a formação de cidadania infantil. Como objetivos específicos buscamos: explorar um arcabouço teórico de categorias-chave sobre a temática; discutir experiências de produção do espaço, destacando as interfaces entre os diferentes agentes, especialmente as crianças. Com base em Sarmento (2018), pretendemos situar aí seis fatores que podem potenciar a cidadania infantil contemporânea nas experiências a serem analisadas: a personalização, a affordance, a experiência, a intergeracionalidade, a participação e a urbanidade; e, por último, descrever, a partir de uma incursão fenomenológica, o que dizem as crianças sobre qual cidade querem viver pós-covid 19.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - ANDRÉA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição - PEDRIANNE BARBOSA DE SOUZA DANTAS
Externo à Instituição - SAMY LANSKY

Notícia cadastrada em: 19/02/2021 15:27
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