Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO SILVA OLIVEIRA
DATA: 21/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: DID VII - SALA 302
TÍTULO: Muito além do São João do Nordeste: estratégias de regionalização da Rede Globo de Televisão
PALAVRAS-CHAVES: geografias da comunicação; comunicação regional; regionalização midiática; sistema de afiliadas de TV; jornalismo regional
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
Esta pesquisa tem como finalidade analisar as estratégias de regionalização midiática da Rede
Globo de Televisão específicas para a região Nordeste, a partir de alguns programas especiais
exibidos em pool sazonalmente, com destaque para o “São João do Nordeste”. Tais estratégias
são capitaneadas pela Globo Recife, única emissora própria da Rede na região, que até 2018
utilizava a marca fantasia “Globo Nordeste”, assumido o papel de cabeça de rede regional nas
transmissões desses especiais. O recorte temporal da análise abrangerá os anos de 2019 a 2023,
visando investigar como tais estratégias foram desenvolvidas antes, durante e depois da
pandemia de Covid-19. Como estudo de caso, a pesquisa terá como foco a participação da
afiliada da TV Sergipe nos especiais do São João do Nordeste e suas estratégias de valorização
da cultura local articulada com a identidade macrorregional. Dessa maneira, o trabalho visa
contribuir para os subcampos de pesquisas das Geografias da Comunicação e da Comunicação
Regional, buscando evidenciar o papel das emissoras locais-regionais para o modelo de
negócios da rede nacional de televisão líder em audiência no país.